domingo, 2 de Novembro de 2025  10:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-10-2006

Acusadas de lesar o Estado com facturas falsas em mais de 127 mil euros


Aveiro - Empresários acusados de burla ao IVA com facturas falsas

Uma empresa de bebidas de Aveiro e outra de construção de Valongo são acusadas de lesar o Estado com facturas falsas em mais de 127 mil euros, através do IVA, confirmou hoje à lusa fonte judicial.

O caso envolve cinco conhecidos empresários e um técnico oficial de contas, maioritariamente da região de Aveiro, que aguardam pelo julgamento com termo de identidade e residência.

De acordo com a acusação do Ministério Público, a empresa com sede em Aveiro terá procurado obter, em 2002, um reembolso de IVA com recurso a facturas de negócios simulados com uma empresa de construção, que as emitia nos montantes previamente combinados.

A empresa alimentar terá feito o pagamento de quatro facturas à construtora, mediante cheques no valor global de 875.390,31 euros, sem que esta alegadamente tivesse feito qualquer dos trabalhos discriminados.

A construtora de Valongo emitiu os correspondentes recibos, que a empresa aveirense integrou na sua contabilidade, vindo depois a procurar obter da administração fiscal o reembolso do IVA, no montante de 127.193,6 euros.

Para compensar a liquidação do IVA dessas facturas, terão sido usadas facturas de uma terceira sociedade, de montantes aproximados, de forma a simular os valores constantes da declaração periódica de IVA.

O Ministério Público diz que não só a empresa de construção não realizou o trabalho correspondente como devolveu o dinheiro aos empresários aveirenses, através de cheques ao portador.

Segundo a acusação, o dinheiro que a empresa de Aveiro pagou, voltou depois a entrar nos seus cofres, a título de suprimentos feitos pelos sócios, sendo a diferença de valores atribuída a uma "comissão" sobre a operação que beneficiou a construtora.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®