domingo, 2 de Novembro de 2025  18:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-10-2006


Universidade Aveiro estreia equipamento inovador de conservação

A Universidade de Aveiro (UA) assinala o Dia Mundial da Alimentação, hoje, com a entrada em funcionamento de um equipamento, único no país, de alta pressão para pasteurização e esterilização de alimentos, revelou fonte da instituição.

O novo equipamento vai permitir desenvolver estudos não só de pasteurização, como também de esterilização de alimentos com aplicação de alta pressão, processo que poderá vir a dar origem a uma nova geração de alimentos esterilizados, "com qualidade incomparavelmente superior aos actuais".

A aplicação de alta pressão hidrostática a alimentos tem como vantagens o facto da transmissão de pressão ao alimento ser praticamente instantânea e homogénea, sendo também uma tecnologia amiga do ambiente, dado que usa apenas água e não produz resíduos.

Por esse processo consegue-se pasteurizar alimentos a frio, sem aplicar calor ao alimento, mantendo as suas qualidades nutricionais, o cheiro e o sabor .

O novo equipamento vai ainda permitir realizar estudos que visam a conservação de alimentos por congelação assistida ou induzida por alta pressão.

De acordo com a mesma fonte, "nos próximos anos, é expectável o aparecimento de toda uma nova geração de alimentos processados por alta pressão, alterando de modo substancial o posicionamento e actividade do sector agro-alimentar".

Trata-se de uma área de investigação considerada prioritária pelos investigadores de Química Orgânica, Produtos Naturais e Agro-Alimentares da UA.

A Universidade de Aveiro é actualmente a única instituição portuguesa q ue participa na criação de uma rede de investigação de alta pressão para conservação de alimentos, que envolve outras 23 instituições da América Latina, Estados Unidos e Espanha.

Os primeiros produtos alimentares pasteurizados por alta pressão surgiram no Japão em 1990, existindo já uma gama considerável de produtos alimentares processados por pressão, que incluem sumos e purés de frutos, ostras, molhos e c arnes.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®