domingo, 2 de Novembro de 2025  15:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-10-2006

Grupo Coral Oásis e Koris Atskana “geminados” no canto e na criatividade!


Anadia

No passado dia 24 de Outubro a Câmara Municipal de Anadia organizou um encontro no Museu do Vinho em Anadia pelas 21 horas que decorreu com a participação do Grupo Coral Oásis de Sangalhos e do “Koris Atskana” da Letónia.
Grupo Coral Oásis no inicio do ConcertoO Vereador da Cultura, Dr Jorge São José iniciou o espectáculo com alguma breves palavras de boas-vindas com direito a tradução para Letão e de Letão para Português. A actuação seguiu-se com a prestação do Grupo Coral Oásis que demonstrou grande maturidade vocal e revelou uma “afinação excelente”; um equilíbrio entre naipes deslumbrante e uma sonoridade muito agradável. Canções como Não Vás ao Mar Tónio de António Leitão, bem como Canção da Vindima de Fernando Lopes Graça, foram ávidas de vivacidade. A grande surpresa apresentada pelo Maestro António Luis de Brito teria vindo das melodiosas Balada de Outono de Zeca Afonso e Coimbra de Raul Ferrão com harmonização do Prof. Sérgio Brito (acompanhamento ao piano do mesmo), demonstrando a qualidade da musica portuguesa e a inegável eficácia junto ao seu público. A interactividade com o público presente foi um grande objectivo a atingir. A actuação ficou reservada ao seu melhor desempenho.
De seguida, entrou o Koris Atskana que surpreendeu primeiro pelo traje tradicional, depois pela sua incursão ao impulso cénico. Koris Atskana é um coro misto da comunidade local de Babite Pagasts que existe formalmente desde 1983, mas que remonta a sua forma primitiva a 1910. O primeiro Maestro Miervaldis Leja conduziu o coro até 1985, depois seguiu-se Valdis Eglitis, mas desde 1992, que é a maestrina Ginta Petersone que conduz o coro numa espécie de montra de Música Clássica, Moderna e Folk de autores da Letónia, bem como outros ocidentais. O coro é vencedor de título certificado de prata na 1ª Competição Internacional de Coros dedicado a B. Smetana em Litomyshyl, na República Checa e ainda foi vencedor de título de bronze e título de prata na Competição Internacional de Coros “Harmonia” na Alemanha e na 3ª Competição Olímpica Internacional de Coros em Bremen na Alemanha respectivamente.
Treze canções com grande dotação e riqueza dramática, e com um movimento sempre presente nas danças executadas com elevada mestria anacrónica. De Behind the fog my dear path of fatherland-P.Barisons (1904-1947) ao solo Waters and Stones -J. Salaks executada notavelmente por Santa Smildzina e o seu instrumento denominado o Kokle da Letónia (século XV), com som semelhante à harpa ou “harpiscord”; passando ainda por Gloria de A. Vecumnieks(1964) e The rustle of the wood de K. Cekky; algumas canções multiplicaram o “estendal de inépcias” de originalidade e brilho, por vezes recorrendo ao potencial de oito vozes em vários andamentos do concerto. O tema Ethnographical Singing - “The Hallooing of the shepherds”; The Sun, dress yourself in silver- A. Kuprisa(1958) reunia várias canções numa espécie de rapsódia teatral tradicional da Letónia com certas alusões ao romantismo.
A actuação terminou com uma musica cantada em português “Ó Malhão” que transformou o canto numa prodigalidade uníssona de vozes de cultura e tradição em linguagem dialogante entre o coro e o público presente.
A visita a Portugal foi suportada pela embaixada da Letónia em Portugal representado pelo cônsul honorário Sr Augusto Machado. Os espectáculos estavam agendados para o dia 25 de Outubro no Auditório de Vila Nova de Gaia, 27-29 de Outubro em Lisboa no Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerónimos e a Igreja de S. Mamede. Ainda de referir que estiveram presentes, para além do Embaixador, o Vereador da Cultura, o Engº Jorge Sampaio e a Engª Teresa Belém.
Afinal, sempre há cultura em Anadia!


Pedro F Patricio


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®