domingo, 2 de Novembro de 2025  15:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-10-2006

Pode ser uma mais- valia


Aveiro - Câmara aberta a gerir o Museu Santa Joana, mediante condições

O presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, considerou hoje que a eventual entrega à gestão municipal do Museu Nacional de Aveiro, ou Museu de Santa Joana, "pode ser uma mais- valia, dependendo das condições".

Élio Maia comentava assim o anúncio feito quinta-feira pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, da intenção de "remeter para as câmaras municipais a gestão dos museus nacionais que têm uma linha marcadamente regional".

O presidente da Câmara admitiu que esse possa ser o caso do Museu Nacional de Aveiro, fundado em 1911 e que ocupa o edifício do antigo Convento de Jesus, onde viveu e está sepultada a Princesa Santa Joana, e que reúne o espólio de outras conventos da cidade, extintos no século XIX.

"Tudo o que seja aproximar a gestão desses equipamentos dos cidadãos é sempre uma mais-valia", disse Élio Maia, esclarecendo não ter ainda a Câmara de Aveiro recebido qualquer contacto preliminar nesse sentido, por parte do Ministério da Cultura.

"Vamos ver se é essa a intenção e as condições em que isso se verifica", assinalou o autarca.

Entre as condições que a autarquia deverá colocar para poder vir a assumir, no futuro, a gestão do Museu Nacional de Aveiro, conforme esclareceu Élio Maia, está a realização, por parte da administração central, da recuperação e ampliação do edifício, cujas obras começaram este ano.

Desde Julho que decorrem no Museu de Aveiro obras de ampliação e requalificação, sob projecto da autoria do arquitecto Alcino Soutinho.

A obra, que terá a duração de cerca de três anos, visa dotar o museu de melhores condições de funcionamento e acolhimento.

O projecto prevê a construção de um novo corpo do edifício, já iniciada, com novas áreas de exposições temporárias, serviços educativos, biblioteca, auditório e cafetaria, bem como trabalhos de restauro na parte monumental do antigo Convento de Jesus.

O acervo do museu abrange colecções de pintura, escultura, paramentaria, azulejo, ourivesaria, mobiliário e cerâmica com particular incidência no período barroco. Possui ainda um fundo documental dos séculos XV ao XIX.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®