domingo, 2 de Novembro de 2025  18:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-10-2006

A megaconferência durará 24 horas


UA ligada na mega conferência com 24 países

Uma megaconferência com 24 horas de duração está marcada para esta quinta-feira, 2 de Novembro, na Sala de Videoconferência da Universidade de Aveiro, a partir das 1230 horas, com 24 países em conexão permanente.

Para além de Aveiro, haverá, em Portugal, outros Multipoint Control Unit (MCU), locais estratégicos de ligação: Faro, Porto, Lisboa, Porto Salvo, Barreiro e Évora.

Cânticos, visitas a museus e danças tradicionais, são apenas alguns exemplos dos conteúdos que serão apresentados aos participantes e espectadores do evento que vai estabelecer 24 horas de ligação com o mundo.

A megaconferência, denominada «Breaking Down the Barriers: Global Connections» pretende demonstrar as potencialidades da videoconferência, enquanto tecnologia e instrumento social. Durante um dia, 24 países de todo o mundo, estarão em conexão permanente, eliminando possíveis fronteiras de comunicação.

De Tóquio, à Austrália, passando pelo México, Japão, Grécia e de outros pontos do globo, sairão formas originais de comunicação e os espectadores terão ainda a oportunidade de, em três momentos distintos, durante a ligação, dirigir um “olá” ao mundo.

A organização da Megaconferência é de professores americanos, em colaboração com operadores da unidades de ligação, Multipoint Control Unit (MCU), espalhados pelos países participantes. Em Portugal, é a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN), a entidade organizadora.

Estúdio de videoconferência da UA em funcionamento desde 2004 «A tecnologia de videoconferência permite que duas ou mais pessoas, em locais diferentes, possam ver-se e ouvir-se, em tempo real, e, em alguns casos, partilhar aplicações de computador. O processo para efectuar uma videoconferência é semelhante ao de uma chamada telefónica. Após ligação com os destinatários, através de um número único, poder-se-á estabelecer comunicação visual, através de um ecrã de televisão, projector vídeo ou um monitor de computador. Para que a ligação seja eficaz, serão também necessários, uma câmara de vídeo e, pelo menos, um microfone.

A UA possui, desde 2004, um estúdio de videoconferência, fruto de um protocolo entre esta Universidade e a FCCN.

O estúdio, que realizou a primeira sessão a 6 de Maio de 2005, está dotado de meios audiovisuais que permitem, de entre outras utilizações multifuncionais: reuniões em videoconferência, sessões de ensino á distância, produção de conteúdos vídeo, visionamento de equipamentos de alta qualidade e experimentação nas áreas da videoconferência e de videodifusão.»


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®