domingo, 2 de Novembro de 2025  10:23
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-01-2024

Aveiro: Obra de 20 milhões dá nova vida ao Rossio.



A obra do Rossio apresenta uma fatura final de 20,5 milhões de euros e a autarquia dá por concluída aquela que foi a obra mais complexa e mais contestada dos últimos anos e que passou pelo crivo de vários processos em tribunal administrativo.

O Rossio, as pontes e o estacionamento subterrâneo foram celebrados, este domingo, com festa de inauguração.

Dos 11,7 milhões iniciais, um concurso de ideias e dois concursos de obra, o resultado final ascende aos 20 milhões com quase cinco milhões de euros de fundos que ajudaram a financiar a construção.

Dois milhões garantidos por fundos europeus e 2,5 milhões da concessão do estacionamento.

Ribau Esteves destacou a capacidade de “realizar e pagar a obra” e não escondeu que os custos das empreitadas estão marcados pela subida da inflação.

O autarca acentuou o trajeto de um processo iniciado em 2017 e terminado no final de 2023 (com áudio).

Obra à vista e pronta para uso dos aveirenses e dos visitantes (com áudio).

O estacionamento subterrâneo do Rossio entra em funções no início de fevereiro.

A presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro esteve na festa e no papel de entidade financiadora deu apoio à iniciativa enquanto peça do Plano Estratégico da Cidade.

Isabel Damasceno passou ao lado das polémicas para elogiar o investimento (com áudio)

O final da obra tinha merecido uma tomada de posição de David Iguaz, do movimento “Amigos do Rossio, que contestou a obra desde início.

Em artigo publicado no site “Notícias de Aveiro”, Iguaz passou em revista todo o processo e coloca como questão a relação custo/benefício e o impacto da obra no futuro da cidade em quadro de alterações climáticas.

“Fazendo umas contas aproximadas, contando com os (ainda não conhecidos e contabilizados) desvios e ainda os vários projetos complementares necessários (rotunda e estrada da Marinha da Troncalhada, 2ª ponte levadiça, estrada do canal das pirâmides, obras de arte, etc…), penso que uma estimativa conservadora rondará entre os 18,5 e 20 milhões de euros + IVA sem ter em consideração o prazo de execução que ficará nos 30 meses, em vez dos 16 meses previstos inicialmente, quase duplicando o prazo de execução inicial. Isto representa um custo médio de perto de 275.000€ por cada lugar de estacionamento ganho face aos que existiam, o equivalente a um apartamento T3 usado em Aveiro. É obra”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®