domingo, 2 de Novembro de 2025  05:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-01-2024

Ílhavo: Territórios Públicos debate "cultura e liberdade".



A celebração dos 50 anos do 25 de Abril inspira a edição deste ano do fórum cultural de Ílhavo.

"Territórios Públicos" debate cultura e liberdade nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre e noutros espaços culturais do Município de Ílhavo.

Encontro entre profissionais da mediação cultural e dos serviços educativos de todo o país numa reflexão sobre “pensar liberdades”.

Na manhã do dia 1 de fevereiro, debate-se Cultura e Liberdade no painel “Dado Adquirido”, que decorre entre as 9:30 e as 13:00, e junta o cineasta Bruno Gascon, o cantautor Samuel Úria e a atriz e encenadora Sara Barros Leitão para refletir sobre o exercício contínuo de criar e viver em liberdade.

A moderação cabe ao dramaturgo e encenador Bruno dos Reis.

Numa edição do Territórios Públicos em que se pensa a forma como a cultura se relaciona com a resistência enquanto revolução contínua apresentam-se, no painel da tarde, três projetos que, pela sua génese “transformadora e inconformada” constituem casos de boas práticas: o FILMar, da Cinemateca, representado por Tiago Bartolomeu Costa, o “Esta Máquina Cerca o Ódio e Força-o a Render-se”, da estrutura artística ondamarela, e a banda 5ª Punkada, representada por Paulo Jacob e Mário Veríssimo da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC).

A apresentação e a conversa decorrem entre as 14:30 e as 17:30 e a moderação é do jornalista Luís Miguel Loureiro.

No segundo dia, 2 de fevereiro, o Territórios Públicos promove três oficinas e uma peça de teatro.

“Homo Sacer” é o espetáculo da companhia Bestiário, inspirado no livro “Homo Sacer e os Ciganos”, de Roswhitha Sholz, que procura, sob uma perspetiva antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo.

Acontece às 10:00 na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

No final do espetáculo, há uma conversa moderada por Rosa Madeira, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

À tarde, entre as 14:30 e as 17:30, o Museu Marítimo de Ílhavo acolhe a oficina “Liberdade - Discursos e Representações nos Museus”, orientada por Gabriela Nicolau dos Santos.

Em simultâneo, Alexandre Marques e Fátima Dias, do Arquivo Alfredo Pimenta, falam sobre “Pregões e Pregoeiros”, no Centro de Documentação de Ílhavo” e, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, acontece a oficina “(Des)Liberdade”, sob a orientação de Magda Novais.

O bilhete geral para os dois dias do Territórios Públicos (inclui debate Cultura e Liberdade, painel de Boas Práticas, espetáculo e uma oficina à escolha) tem um custo de 20 euros.

O bilhete para ir apenas ao primeiro dia (debate e painel de boas práticas) custa 12 euros; o segundo dia, que inclui o espetáculo e uma oficina, custa 12,00€.

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível a partir do dia 10 de janeiro no site e nas redes sociais do 23 Milhas e do Município de Ílhavo.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas.

 

Foto: Joana Linda

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®