domingo, 2 de Novembro de 2025  05:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-01-2024

Museus nas propostas da agenda cultural do fim de semana.



A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro entra na reta final e encerra com espetáculo no domingo.

Além da programação regular destaca-se a realização de workshops no fim de semana.

“Memórias Renascidas” decorre no sábado, entre as 10h e as 13h, no Museu de Aveiro / Santa Joana,

A “Pássaro de Seda” propõe a criação de peças novas a partir de peças em desuso mas com valor afetivo.

Em “Introdução à Roda de Oleiro” as atividades de sábado à tarde e domingo de manhã com o Atelier Aquiles visam a introdução à roda de oleiro como forma de produzir cerâmicas de mesa utilitárias e resistentes.

Há eventos como “Diálogo Filosófico” no domingo às 15h na Galeria da Antiga Capitania, percursos por exposições e performance instalação multidisciplinar.

O encerramento da bienal conta com espetáculo especial.

“A Terceira Vida da Argila: Canções da Boca de Barro” apresenta-se no domingo às 18h00 no Centro de Congressos de Aveiro.

O surgimento do Museu da Bienal inspira as últimas ações.

As Sete Vidas da Argila, um projeto de intervenção cultural em Aveiro com direção artística de Jorge Louraço Figueira e realizado por artistas profissionais e amadores, a que se soma um documentário de Sofia Saldanha e João Garcia Neto, é um dos momentos em destaque.

Para o encerramento da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, há Canções da Boca de Barro, um espetáculo coral a partir das canções que Pedro Almeida compôs para o projeto.

 

A exposição “Mar Farpado”, no Museu Marítimo de Ílhavo, inspira a programação do ciclo “Tanto Mar” em janeiro.

É a primeira sessão do ano, agendada para este sábado, dia 27 de janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, com visita guiada por Miguel Palma.

A viagem começa às 16 horas com o artista a falar sobre a exposição concebida, propositadamente, para o Museu Marítimo de Ílhavo, e que contou com a colaboração do músico André Tasso, na realização de uma instalação sonora.

Presente no mundo artístico há mais de três décadas, o trabalho de Miguel Palma aposta numa abordagem artística que assume diferentes interpretações, seja na escultura, na multimédia ou na performance.

A visita à exposição é o ponto de partida para a “Conversa de Mar” que se segue sob o tema “Mar Farpado: apropriações e recriações”, protagonizada por Miguel Palma e Miguel Von Hafe Pérez.

Miguel VH Pérez é crítico de arte e comissário de exposições.

Foi responsável pela área de artes plásticas e arquitetura da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.

Entre 2003 e 2005 foi comissário convidado no Centre d’Art Santa Mònica em Barcelona; responsável pelo projeto de arquivo sobre arte contemporânea em Portugal intitulado “anamnese”, o site e o livro, desenvolvido para a Fundação Ilídio Pinho.

Foi, ainda, diretor do Centro Galego de Arte Contemporánea em Santiago de Compostela (2009-2015) e é o novo curador do Centro de Artes Visuais (CAV) de Coimbra até 2026.

Para as famílias, o programa “Tanto Mar!” inclui, também no sábado, a oficina “Mar Farpado”, entre 10h e as 11h30.

Diferentes materiais, texturas, cores e formas serão explorados numa atividade para pais e filhos, que leva a conhecer a exposição de Miguel Palma.

As inscrições para a oficina podem realizar-se pelo número de telefone 234 329 990 ou através do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt

 

Andrea Ramos apresenta, em Águeda, o livro “Sosileto, o Ratinho Preto”.

Escrito sobre bullying e superação para ajudar as crianças e adolescentes a não se isolarem e a serem autores da sua história.

História ternurenta que remete para o embaraço e humilhação que qualquer diferença pode provocar na vida de uma criança.

A entrada é livre, haverá teatro, música, comida, entre outras surpresas.

Evento, este sábado, às 16h, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

 

A PROMOB, de Bustos, Oliveira do Bairro, abre as portas a concerto de Carlos Raposo e Nuno Norte.

Pela primeira vez, a associação abre as portas da sua sede, em Bustos, a um evento musical.

“Vem e Deixa-te Ficar Na Minha Casa” é um concerto de Carlos Raposo e Nuno Norte, este sábado à noite, às 22h, na sede da Associação.

Conhecido pela sua participação no programa Ídolos e na Filarmónica Gil, Nuno Norte é o convidado de honra de Carlos Raposo para um concerto acústico e intimista, que marca o 44º aniversário do músico bairradino.

 

Sever do Vouga em noite de teatro.

A companhia GRIOT apresenta “Uma Confissão Se Quiseres” que aborda questões atuais e urgentes, como é o caso da colonização, do racismo e do género.

Vai ser apresentada no CAE de Sever do Vouga, este sábado, às 21h30, e domingo, dia 28 de janeiro, às 16h00.

A encenação é de Rogério de Carvalho e a interpretação está a cargo de Daniel Martinho e Zia Soares.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®