domingo, 2 de Novembro de 2025  16:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-02-2024

Equipa da Universidade de Aveiro vence concurso de inteligência artificial.



Uma equipa da Universidade de Aveiro venceu, pela 4ª vez consecutiva, o concurso de inteligência artificial BioASQ.

A "BIT.UA", do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA), da Universidade de Aveiro, foi uma das duas vencedoras do desafio BioASQ, um concurso que pretende premiar projetos que aliem a inteligência artificial (IA) à investigação biomédica.

Este concurso, organizado pelo Demokritos NCSR (National Center for Scientific Research), da Grécia, (http://bioasq.org/about/organisers) e que tem como principais patrocinadores a Google, a Elsevier, e a Ovid (plataforma de suporte à investigação em ciências médicas), desafia os participantes a desenvolver sistemas de IA capazes de compreender e analisar vastas coleções de texto biomédico e responder a perguntas complexas, úteis para os especialistas biomédicos, explicaram os membros da equipa vencedora.

Na prática, os trabalhos a concurso pretendem criar algo semelhante ao ChatGPT, mas que só utiliza artigos da fonte de informação PubMED (um motor de pesquisa na área das ciências da vida e biomedicina) para responder a perguntas biomédicas, esclareceu o membro da equipa e estudante de doutoramento, Tiago Almeida.

Assim, esta é uma competição de referência nesta área científica e que estabelece o padrão global para os avanços em IA aplicados à literatura biomédica, segundo os vencedores.

Refletindo sobre o feito, Tiago Almeida, sublinha que "ganhar o BioASQ pela quarta vez é um testemunho da dedicação da nossa equipa em ultrapassar os limites da IA na pesquisa de informação biomédica."

"Esta vitória representa mais do que a continuação de uma série de vitórias: ela destaca o envolvimento dedicado da equipa numa das principais competições internacionais de Inteligência Artificial (IA) e processamento biomédico de linguagem natural (PNL)", consideram.

Richard Jonker e Roshan Poudel, outros membros da equipa vencedora, salientam os desafios técnicos que enfrentaram.

"Tínhamos prazos rigorosos, mas com trabalho árduo e longos dias de trabalho, conseguimos produzir resultados competitivos”.

“Os avanços registados na IA para a pesquisa de informação biomédica e a resposta a perguntas são muito promissores para aplicações no mundo real, desde a melhoria dos sistemas de informação médica até à ajuda no diagnóstico avançado de cuidados de saúde. Isto poderá revolucionar a forma como os profissionais de saúde acedem e utilizam a informação, melhorando os cuidados aos doentes e as metodologias de investigação”, frisam.

Já o investigador Jorge Miguel Silva salienta o impacto mais alargado do trabalho.

"As nossas conquistas no BioASQ não são apenas vitórias académicas; contribuem para moldar a investigação futura e as aplicações reais em IA e cuidados de saúde".

Jorge Miguel Silva sublinhou ainda o potencial destes avanços na criação de tratamentos médicos mais eficazes e personalizados.

Os outros membros da equipa "BIT.UA" incluem, entre outros, o docente Sérgio Matos.

Em 2023 numa das categorias a concurso participaram nove equipas com um total de 27 sistemas para serem avaliados.

Na outra categoria participaram 16 equipas com um total de 59 sistemas em avaliação.

 

Texto e foto: UA

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®