domingo, 2 de Novembro de 2025  16:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-02-2024

Ciganos do Município "em palco" na Fábrica das Ideias.



Ciganos do Município "em palco" na Fábrica das Ideias.

A Gafanha da Nazaré acolhe, esta sexta-feira, 2 de fevereiro, duas sessões do espetáculo “Homo Sacer”, criação conjunta da estrutura artística Bestiário com a ativista e encenadora Maria Gil.

A primeira sessão, integrada no Territórios Públicos, encontro de mediação e serviços educativos, acontece às 10h00 e inclui, no final, uma conversa com a equipa artística do projeto, moderada por Rosa Madeira, professora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de Aveiro.

O espetáculo regressa ao palco na sexta às 21h30.

A programação do 23 Milhas desafia o público a refletir sobre o lugar das pessoas ciganas na História e nos territórios que habitam, tendo havido um trabalho prévio da Bestiário, em residência artística na Gafanha da Nazaré, com a comunidade cigana que reside no Município de Ílhavo.

“A expressão homo sacer, que dá nome ao espetáculo, tem a sua génese na lei romana para designar aquele que nunca teve ou deixou de ter identidade e, desta forma, entrega o seu destino aos deuses”, .

Tendo como referência o livro “Homo Sacer e os ciganos”, de Roswitha Scholz, e em simbiose com a ativista e co-encenadora Maria Gil, a estrutura Bestiário procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo.

Percorre, assim, a historiografia do povo cigano no Ocidente, explorando eventos como a perseguição sofrida durante a era industrial protocapitalista ou o genocídio nazi, até aos crescentes populismos contemporâneos.

A nona produção da Bestiário estreou em novembro de 2023, em Montemor-o-Novo, e desde então passou em Serpa, Elvas e Loulé.

É uma coprodução do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.

A sessão especial da manhã, integrada no Territórios Públicos, carece de inscrição e pagamento prévio através de formulário disponível no site do evento.

Os bilhetes para a sessão da noite custam 4,00€ e estão disponíveis nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online, na BOL.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®