domingo, 2 de Novembro de 2025  02:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2024

Aveiro: Ferry Salicórnia em dia de inauguração oferece travessias gratuitas.



A inauguração oficial do novo ferry elétrico está marcada para esta sexta-feira em São Jacinto e a operação regular arranca na carreira das 16h20.

Vai ocorrer a bordo do “Salicórnia”.

O novo “ferry” 100 por cento elétrico assegura as ligações entre São Jacinto e o Forte da Barra e hoje com viagens gratuitas.

Ribau Esteves, autarca de Aveiro; a Madrinha do Salicórnia e Gestora do POSEUR, Helena Azevedo, os responsáveis da Navaltagus / ETE, empresa construtora e os Responsáveis da ETAC / Transdev, empresa responsável pela concessão de transportes do Município de Aveiro, Aveiro Bus, são convidados no evento que vai contar com uma viagem inaugural com partida e chegada no cais de embarque de São Jacinto.

Esse momento é aberto à população que se deseje associar ao momento de inauguração do novo Ferryboat Elétrico (até ao limite da lotação do navio).

O navio que ainda se encontra em operação, o ferry “Cale de Aveiro”, que será substituído pela nova embarcação “Salicórnia”, vai fazer as travessias normais na manhã desta sexta-feira, dia 2, no sentido São Jacinto – Forte da Barra às 09h30 e no sentido Forte da Barra – São Jacinto às 10h20.

Entre as 11h00 e as 16h00, o serviço de travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra será assegurada unicamente para passageiros pela Lancha Dunas de São Jacinto.

No dia seguinte, sábado, dia 3 de fevereiro, o “Salicórnia” inicia a sua atividade regular e permanente, de acordo com os horários e tarifários em vigor.

Durante os três primeiros meses de operação do “Salicórnia” e devido à necessidade de monitorização técnica permanente do navio nesta primeira fase, o antigo Ferryboat “Cale de Aveiro” ficará disponível para garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade de realizar operações técnicas com o novo Ferryboat Elétrico, em regime de estaleiro. 

“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica e do Sul da Europa. 

Esta embarcação tem zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.

O navio tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat.

A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem das paisagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.

Esta sexta, às 11h, haverá inauguração oficial em São Jacinto.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®