domingo, 2 de Novembro de 2025  02:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-02-2024

Aveiro: PS quer parques periféricos nas "portas da cidade" e transporte público para o centro.



Os vereadores do Partido Socialista na Câmara de Aveiro consideram que em tese a ideia de alterar o zonamento e tarifário do estacionamento na cidade pode ser positivo para dissuadir o uso desnecessário do automóvel mas diz que a maioria mete o “carro à frente dos bois” por atualizar o tarifário sem apresentar alternativas à altura.

As críticas vão para a falta de parques periféricos e falta de alternativas robustas de transporte público.

Num texto que detalha a visão do PS sobre este problema, os vereadores falam em “visão desequilibrada” com “penalização da procura”, uma vez as medidas complementares do lado da oferta, “são escassas” e sem grande efeito no modelo de mobilidade dominante, assente no automóvel.

E falam em contradição acusando a maioria de tirar o tapete aos automobilistas que sempre foram sendo incentivados ao uso de viatura própria.

A posição dos vereadores tem em conta as melhorias no espaço público da cidade e a redução do estacionamento mas com o crescente aumento da procura Aveiro corre o risco ver aumentar o estacionamento abusivo.

O esquema de reafetação do estacionamento às categorias (A e B) e a redefinição dos seus tarifários têm como objetivo principal aumentar a rotatividade do estacionamento nas zonas mais centrais da cidade – sobretudo nas Zonas A - com um aumento maior de tarifa superior relativamente às zonas adjacentes a estas (Zonas B).

Para o PS, o problema está na sobrecarga de zonas já esgotadas algo que vai piorar sem a criação de novas alternativas de estacionamento.

“A Câmara está a fazer um teste de stress ao sistema de mobilidade, que apenas poderá resultar num aumento de estacionamento abusivo e num aumento da concorrência por estacionamento nas zonas residenciais envolventes ao centro (envolventes à piscina do Sporting, Bairro do Alboi e Baixa de Santo António, Barrocas e lateral à Estação da CP)”, afirmam os vereadores do PS.

Um quadro que tendencialmente vai continuar a piorar com as obras no bairro da Beira-Mar, a perda de lugares na envolvente à Fábrica Campos e à Fonte Nova, junto ao Oita e junto ao Mélia.

“Ou seja, o executivo faz depender o estacionamento de parcelas já comprometidas para uso urbanístico. Nestas, será obrigatório o surgimento de estacionamento público, mas num futuro longínquo e, por isso, transfere-se, em todo o caso, a gestão do estacionamento público para o foro privado”, sublinha o PS.

Três dos quatro Parques de Longa Duração foram absorvidos por zonas B, restando apenas o do Autocarro-Bar mas o PS lembra que também esse foi alienado e, embora mantendo estacionamento, será sujeito a cada vez maior pressão.

“Esperava-se que a Câmara aumentasse a oferta deste estacionamento periférico, articulando-o com transportes públicos, mas esta limita-se a gerir a oferta que já tem, entregando o resultado completamente à adaptação dos utilizadores”, refere o PS que sugere aproveito do parque das Feiras, articulado com oferta minibus para atrair utilizadores, e uma solução semelhante no topo da Estrada de São Bernardo, no seu encontro com a Avenida Europa e em pontos similares das entradas na cidade.

“Ou seja, a transferência de viagens podia e devia ser feita pelo lado “positivo”, revelando-se uma opção confortável para o utilizador, e não, como previsto, uma ação sancionatória, que se transformará em quilómetros e minutos à procura de estacionamento no centro da cidade. Com o consequente aumento de engarrafamentos e de emissões de CO2”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®