domingo, 2 de Novembro de 2025  16:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-02-2024

Teatro Aveirense exibe o filme “O vento assobiando nas gruas” e anuncia conversa com a realizadora.



Cinema no Teatro Aveirense com o filme “O vento assobiando nas gruas” e conversa com a realizadora Jeanne Waltz.

Antecedendo o momento do filme, a realizadora participará numa mesa redonda, também no Teatro Aveirense, pelas 18h15, moderada por Eugénia Pereira, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Exibição do filme às 21h30.

O filme, produção da CRIM com o apoio, entre outros, do ICA, Ministério da Cultura e Eurimages, é baseado no romance com que Lídia Jorge ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores em 2003.

É uma obra que acontece no Algarve, nos finais dos anos 90.

Após a morte da avó, Milene – uma jovem forte e cheia de vida apesar de uma ligeira deficiência mental – divide a sua vida entre a sua família de notáveis e uma família cabo-verdiana, que vive numa antiga fábrica e que conheceu quando a sua avó morreu.

O vento que assobia nos gruas mergulha-nos no mundo de duas famílias, tendo como pano de fundo o passado recente de Portugal.

Filme e livro ancorados sobre dois mundos - um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo instinto selvagem de futuro, e um outro mais antigo, onde a história de uma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África.

A atriz Rita Cabaço interpreta a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que, na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos.

No filme, participam igualmente os atores Milton Lopes, Maria Fortes, Beatriz Batarda, João Lagarto, Carla Maciel, Cucha Carvalheiro e Ana Zanatti, entre outros.

A exibição do filme será precedida da projeção da curta-metragem de animação “O antiquário”, do decano do cinema de animação português Manuel Matos Barbosa.

Este filme teve a sua estreia no Festival de Cinema de AVANCA.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®