domingo, 2 de Novembro de 2025  16:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-03-2024

Ílhavo: Festa do Pão de Vale de Ílhavo mostra arte das padeiras e cultural local.



A Festa do Pão de Vale de Ílhavo regressa de 15 a 17 de março, no Jardim Henriqueta Maia, no centro da cidade de Ílhavo.

Trata-se de evento organizado, em parceria, pela Câmara de Ílhavo com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e a associação Os Cardadores de Vale de Ílhavo.

Uma semana antes, na noite de 9 de março, acendem-se os fornos a lenha na sede da ACR “Os Baldas”, em Vale de Ílhavo, para mostrar como se faz o pão e o folar.

Aprendem-se os segredos da confeção artesanal, mete-se a mão na massa e, por fim, prova-se o pão e ouvem-se “Histórias com Pão”, contadas pela associação cultural Arte Riso.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo continua, depois, no fim de semana seguinte, numa tenda montada no Jardim Henriqueta Maia.

Na manhã de 15 de março, sexta-feira, o programa é exclusivamente dedicado às escolas do Município de Ílhavo e à tarde há um conjunto de atividades dirigidas aos seniores.

Uma das novidades na edição deste ano é a programação noturna, em que o protagonismo se transfere para a cerveja.

Na noite de sexta, há concerto de Puzzle Acústico, um projeto local, de José Miguel, Vitor Enes e Cesar Maranhão.

A abertura oficial da festa, com a presença de todas as padeiras e moagens participantes, acontece no dia 16 de março, sábado, às 14h30, seguindo-se uma performance da banda de percussão de Vale de Ílhavo “Toca a Baldar”.

As padeiras vendem pão durante as tardes de sábado e de domingo, até esgotar o stock.

“Os Baldas” e “Os Cardadores” garantem o serviço de bar, com pão com chouriço ou bacalhau, entre as 12h00 e as 14h30, no dia 15 de março, sexta-feira; e entre as 11h00 e as 19h00, nos dias 16 e 17 de março, sábado e domingo.

Durante as tardes de fim de semana, o Jardim Henriqueta Maia vai estar sempre animado.

Na tarde de sábado, 16 de março, há artes circenses e magia, em interação com o público, e dois ateliês: “Mete a mão na massa”, pela associação “Os Baldas”, e “Criar com palha de milho”, com Isabel Amarante.

À noite, a tenda volta a abrir para mais música e cerveja, com o DJ Set de Charles Lazer.

Domingo, 17 de março, começa com uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo, às 10h30, orientada por João Torrão, professor catedrático em Línguas e estudos clássicos, que leva os participantes a conhecer o património material e imaterial deste lugar, que preserva a tradição não só do pão artesanal, mas também das moagens e dos míticos Cardadores.

À tarde, o Jardim Henriqueta Maia continua animado, com as performances dos Animadixie, um quarteto de jazz dixieland, e dos Cardadores.

Além disso, realiza-se mais uma sessão de “Mete a mão na massa” e o ateliê “Pás e Padas”, com Jorge Cardoso.

Também durante a tarde, estará a decorrer a “Porta da Bagageira”, uma feira de venda de usados, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo encerra com a atuação do Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, às 18h00.

O programa detalhado pode ser consultado no website da Câmara Municipal de Ílhavo, em cm-ilhavo.pt.

As inscrições para a iniciativa Porta Aberta, no dia 9 de março, e para os ateliês e Visita Interpretativa a Vale de Ílhavo realizam-se através do endereço de e-mail.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®