domingo, 2 de Novembro de 2025  16:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-03-2024

Luís Severo, Linda Martini, JP Simões, Ena Pá 2000, Jéssica Pina e Selma Uamusse no palco do Festival Rádio Faneca.



A Rádio Faneca está de regresso ao Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 14 e 16 de junho, com concertos, projetos com a comunidade, jogos e oficinas para os mais novos, teatro e circo contemporâneo nos becos e uma rádio que emite em FM, online e ao vivo.

No cartaz musical, Luís Severo, Linda Martini, JP Simões, Ena Pá 2000 (que atuaram na 1ª edição do festival, em 2012), Jéssica Pina e Selma Uamusse asseguram os concertos das noites no palco Carlos Paião e no palco Jardim.

Nos concertos dos becos, que acontecem nas tardes dos dias 15 e 16, atuam Rui Fernandes Quarteto e Máximo, dois nomes da música clássica em Portugal que atuam num contexto informal.

À semelhança do que aconteceu em 2023, desafiam-se artistas da PRAIA, plataforma de registo de artistas ilhavenses do programa de apoio à produção local do 23 Milhas, para criarem uma performance a partir do cruzamento dos seus trabalhos: Xumiga junta-se a Nelson Sarabando, Adriana Grego e Jorge Anjos; Francisco Evangelista atua com Tomé Azevedo e Vitória Wilkens com Charles Lazer. Este processo será documentado, durante o festival, pelo realizador Gonçalo Almeida, que também integra a plataforma de artistas ilhavenses.

No Palco Rádio, há concertos de Filho da Mãe, Redoma e Inês Apenas.

A rádio, que emite em 103,9 em FM, mas também tem emissão online, e acontece entre as 10:00 e as 20:00 em todos os dias do festival, conta com a condução de Marta Rocha (Antena 3) e Maria Inês Santos (23 Milhas) e promove os habituais discos pedidos, conversas e programas (a anunciar), rubricas das várias estruturas do Município de Ílhavo e das associações locais e entrevistas com os protagonistas dos festivais: comunidade e artistas.

Nos projetos com a comunidade, o projeto Casa Aberta regressa com a orientação do encenador e performer Alexandre Sampaio que trabalhará as memórias felizes das casas que se inscrevem para oferecer uma performance e um jantar a amigos e convidados que desconhecem.

Ainda nas casas do Centro Histórico, Alfredo Martins, cofundador da estrutura teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser vai criar Histórias nos Becos a partir da relação dos habitantes com os seus antepassados.

Nas propostas para os mais novos, destaque para o “Circo por Miúdos” da companhia Nuvem Voadora, que promove oficinas de técnicas de circo, para o “Conta Devagar”, da Red Cloud, espetáculo de marionetas que reúne as opiniões de crianças e jovens e cujo processo de criação acontecerá nas escolas do Município de Ílhavo e ainda os habituais Jogos do Hélder e oficinas de brinquedos e outros jogos, no Jardim Henriqueta Maia.

O programa desta 11ª edição conta ainda uma novidade: sábado e domingo, os habitantes do centro histórico abrem as suas garagens para uma venda de garagem.

O Festival Rádio Faneca é organizado pela Câmara de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, e é gratuito.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®