domingo, 2 de Novembro de 2025  16:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-03-2024

Gafanha da Encarnação: Escola Básica testa alunos e meios de socorro em simulacro de incêndio.



A Escola Básica da Gafanha da Encarnação foi palco de simulacro para testar a capacidade de resposta da comunidade escolar e dos meios de socorro envovlidos.

Esta atividade envolveu elementos da Proteção Civil, os Bombeiros de Ílhavo e agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O evento foi espoletado por um desencadear de uma simulação de incêndio seguido de explosão.

A funcionária do bloco ao detetar a presença de fumo a sair de uma sala, comunicou ao PBX que informou a Direção essa situação.

De imediato os elementos da Direção e, sobretudo, o delegado de segurança da Escola deslocou-se ao local e fez a avaliação da situação.

Foi dado o alarme e feita a evacuação da escola para o ponto de encontro.

Foram chamados os bombeiros, pois a análise da situação “mostrava” que a situação não era controlável com os meios internos, que desencadearam todos os contactos com as restantes entidades.

A evacuação da escola decorreu, segundo a direção do agrupamento, de “forma célere e ordenada”, pois “é habitual fazer-se simulações e treinar os alunos e toda a comunidade escolar para estas situações”.

O treino revela-se eficaz.

Os alunos manifestaram “bom comportamento” e “levaram a sério esta atividade uma vez que, fazendo jus aos comentários, muitos alunos acreditaram na veracidade dos acontecimentos”.

Pouco tempo depois chegaram os Bombeiros e realizaram as tarefas da sua competência, neutralizando e resolvendo o problema e contribuindo para a segurança das instalações e das pessoas.

Depois de um briefing de avaliação, os vários elementos da comunidade puderam regressar às salas de aula e aos seus postos de trabalho.

De acordo com a opinião dos vários intervenientes, em análise final, considera-se que o simulacro foi positivo tendo “atingido os objetivos propostos”.

 

foto: AEGE


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®