domingo, 21 de Abril de 2024  16:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Pizza de Espinafres

Pizza de Espinafres

Para a Massa:
Dissolva o fermento de padeiro num copo e meio de água tépida.

Peneire a farinha ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-04-2024

Porto de Aveiro assinala 216 anos com programa no terminal bacalhoeiro.



A celebração dos 216 anos da abertura da barra do porto de Aveiro vai colocar o terminal de pescado congelado no centro da celebração.

É dia do Porto de Aveiro e o programa vai incluir inauguração de arruamentos e encontro solene com jornada de trabalho durante a tarde.

A festa de aniversário do porto assinala-se a 3 de abril, dia que assinala a reabertura da barra, em 1808.

As comemorações deste ano decorrem entre os dias 3 e 7 de abril, com destaque para a história e o futuro do Porto de Aveiro, envolvendo os trabalhadores, a comunidade portuária e a população em geral.

Esta quarta, no arranque das cerimónias, destaque para o descerramento das Placas Toponímicas, às 11h, com batismo de novas avenidas (Avenida de Estarreja – Invoca a relação histórica existente entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja; Avenida Eng.º João Ribeiro Coutinho de Lima – Diretor do Porto de Aveiro 1942-1963) e Avenida Eng.º João de Oliveira Barrosa - Diretor do Porto de Aveiro 1963-1987).

Segue-se, às 16h00, a inauguração da exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro” no Edifício do Terminal Especializado de Descarga de Pescado.

A sessão solene será nessa tarde, às 16h30, também no edifício TEDP, com discursos de Eduardo Feio (Presidente do Conselho de Administração da APA), Nuno Pires (Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro), Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e João Campolargo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo).

Segue-se, às 17h00, a palestra “Desenvolvimento Regional” com Isabel Damasceno (Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).

No dia 4 de abril (quinta-feira), entre as 15h00 e as 19h00, dá-se a abertura ao público da exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro” patente no Terminal Especializado de Descarga de Pescado.

No dia 6 de abril (sábado), às 16h00, haverá palestra “História e Memória do Porto Bacalhoeiro” tendo como oradores André Tavares (Arquitecto e investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Jorge Branco (Licenciado e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador no Museu Marítimo de Ílhavo).

A terminar, no dia 7 de abril (domingo) cumpre-se o Dia Aberto do Porto de Aveiro com portas abertas para uma visita guiada às principais áreas portuárias.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®