domingo, 2 de Novembro de 2025  02:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-04-2024

Festival de Teatro “Alavanca” decorre entre os dias 19 e 26 de Abril.



O festival de teatro de Avanca regressa com edição dedicada aos 50 anos do 25 de Abril.

Alavanca” decorre entre os dias 19 e 26 de Abril para a 5ª edição de festival de teatro profissional.

A edição de 2024 acontecerá numa oferta quantitativa mais reduzida tendo em conta a sustentabilidade financeira do festival mas mantém aposta na “diversidade, na pertinência e na qualidade dos conteúdos programados destacando-se, pela primeira vez, a programação de uma estrutura internacional, KULUNKA Teatro, de Espanha, País Basco”.

No dia 19 de Abril, o festival chegará à comunidade escolar de Avanca, numa prática de desenvolvimento de novos públicos, com o espectáculo “Três Histórias de Robertos“ pelas Marionetas Rui Sousa. As aventuras de Dom Roberto no “Castelo Assombrado” e em “O Barbeiro”, as tropelias dos forcados em “A Tourada”.

Uma jornada de teatro de marionetas de luva bicentenária denominada de Teatro Dom Roberto, elevada a Património Imaterial Cultural Nacional desde 2021.

Dia 20 de Abril, o ALAVANCA, à semelhança de edições anteriores, ruma até Estarreja, ao palco do CTE, Cine-Teatro de Estarreja, o espectáculo “André e Dorine” pela companhia Basca KULUNKA Teatro.

Uma criação que será um dos momentos altos do festival e que propõem uma viagem singular.

André e Dorine, um casal de idosos que, como tantos outros, caiu na apatia, esquecendo o que antes os uniu. Mas um acontecimento irromperá nas suas vidas, forçando-os a lembrar o que eram.

Um olhar sobre o passado que os ajudará a construir um novo presente, embora talvez tarde demais. André e Dorine, é uma montanha-russa de risos e lágrimas, que sem uma palavra e com o poder da máscara, caminha entre o drama e a comédia, entre a vida e a morte, o amor e o esquecimento.

Um espetáculo sem fronteiras, que em 10 anos já percorreu mais de 30 países à volta do mundo.

A proposta no dia 21 de Abril, acontecerá na Casa Museu Egas Moniz em Avanca, um espaço que pela primeira vez se encontra com o ALAVANCA e que apresenta a criação de Giacomo Scalisi e Sandro William Junqueira, “Emídio”. Emídio é nome de ilusionista.

Emídio é nome de avô e é também nome de avó, e de um amor que foi uma espécie de fé. É um trabalho sobre a memória, sobre o engano, sobre a arte, sobre os limites da ficção. E é sobre contar uma mentira da melhor maneira possível para que se torne a mais bela das verdades.

No ano em que se comemora o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, o festival marcará a efeméride com leituras encenadas na escola EB1 de Pardilhó, a partir da obra “Filodemo” orientada pelo encenador e actor Miguel Sopas, será no dia 26 de Abril.

O cartaz da edição de 2024, da autoria de Ângelo Castanheira, destaca nas suas opções gráficas, os 50 anos do 25 de Abril.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, é organizado pelas Companhia Kopinxas e Associação Kopinxas, sob a direcção artística de Ângelo Castanheira e Eduardo Dias, conta com as parcerias do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®