domingo, 2 de Novembro de 2025  02:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-04-2024

PJ deteve em Aveiro um dos suspeitos de uma rede internacional de tráfico e branqueamento de capitais.



A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Aveiro, um dos suspeitos de um esquema internacional de branqueamento de capitais em rede de tráfico de droga.

Uma ação realizada em Portugal e em Espanha, coordenada pela Europol, desmantelou uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há mais de oito anos na União Europeia e na América do Sul, e que resultou na detenção de 20 suspeitos.

A rede criminosa, que usava identidades roubadas de cidadãos colombianos, portugueses, espanhóis e venezuelanos, é suspeita da ‘lavagem’ de mais de 10 milhões de euros.

Estava a ser investigada há alguns anos pelas autoridades espanholas - Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional –, com a indicação de que cidadãos portugueses participavam ativamente no branqueamento de capitais oriundos de Espanha, através do transporte físico de importantes quantias de dinheiro e posterior depósito em diversas contas bancárias nacionais, tituladas por portugueses com ligações à diáspora portuguesa na América Latina.

Da cooperação com as autoridades policiais de Espanha resultou o desenho da Operação Montana, com a realização de 13 buscas e 20 detenções, a 06 e 07 de março e agora revelada pela PJ.

No âmbito das diligências solicitadas à PJ, realizadas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, foram efetuadas, em território nacional, duas buscas domiciliárias na zona de Ílhavo e de Aveiro, que visaram o principal suspeito, responsável pelo transporte físico de dinheiro de Espanha para Portugal.

Este cidadão português receberia indicações de cabecilhas da rede criminosa para a recolha do dinheiro em Espanha.

Depois, transportava-o no seu veículo, de forma oculta, para o nosso país e depositava-o em bancos portugueses, em contas tituladas por outros suspeitos, pertencentes à diáspora portuguesa na América Latina, sobretudo Venezuela, que as cediam para fazer passar dinheiro oriundo do tráfico de estupefacientes.

A PJ apurou que o principal suspeito português não residia na sua morada fiscal, em Ílhavo, mas sim com a sua família numa moradia luxuosa na zona de Aveiro, propriedade de uma empresa em nome da sua esposa, que foi alvo de buscas e onde se apreendeu “prova importante” para a investigação.

No decurso das buscas, foram apreendidos mais de 40 mil euros em dinheiro, máquinas de contar dinheiro, joias e barras em ouro, documentos bancários, uma arma de fogo e ainda apontamentos escritos que ligam o detido ao branqueamento de dinheiro, oriundo do tráfico de estupefacientes em Espanha.

Da Operação Montana, realizada em Portugal e em Espanha, resultou a apreensão total de 156 mil euros em dinheiro, barras de ouro no valor de 35 mil euros, mais de 50 veículos, joias e 30 relógios de luxo no valor de 500 mil euros e dispositivos eletrónicos.

Mais de 100 contas bancárias e 10 imóveis com valor superior a 3 milhões de euros foram, também, bloqueados em resultado desta operação.

A Europol apoiou a investigação desde setembro de 2021, fornecendo análises operacionais, conhecimentos técnicos e coordenação operacional.

As autoridades espanholas e portuguesas continuam a efetuar diligências para identificar e localizar outros cidadãos relacionados com este esque


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®