domingo, 2 de Novembro de 2025  02:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-04-2024

UA recebe Congresso Internacional “Antígona: liberdade e opressão” (pelos 50 anos de Abril).



A UA recebe o Congresso Internacional “Antígona: liberdade e opressão” (pelos 50 anos de Abril).

Trata-se de um congresso organizado pelo subgrupo “Mitografias: temas e variações” do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro (UA), entre segunda e quarta (22 a 24 de abril).

Ação no âmbito das celebrações dos 50 anos de Abril e dos 50 anos da UA.

Para além do debate centrado no conhecimento científico, o programa inclui exposições, cinema e teatro.

Esta reunião científica internacional vem na sequência de congressos realizados nos últimos anos, no âmbito do Projeto do CLLC-UA “Mitografias: Temas e Variações”, que tem como objetivo estudar mitos, símbolos e temas presentes nos textos fundadores da cultura ocidental.

Com a presente iniciativa pretende-se dar continuidade, reforçar e promover a investigação em áreas multidisciplinares, compreendendo a literatura, a cultura, a linguística e a tradução, bem como as suas relações com outros domínios científicos, literários, artísticos e culturais.

Nesta reunião científica são esperados cerca de 120 investigadores oriundos de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Polónia, Brasil, Argentina e México.

Paradigma de contestação a todo e qualquer exercício de poder absoluto Desafiando os poderes coercivos de Creonte, Antígona torna-se num paradigma de contestação a todo e qualquer exercício de poder absoluto e num exemplo de mulher ciente do seu papel na sociedade, dois mitemas que serão largamente glosados pela literatura ocidental.

Dotado de uma inextinguível capacidade de reconfiguração, o mito de Antígona foi significativamente escolhido pelo grupo de investigação “Mitografias: temas e variações” para celebrar os 50 anos da “Revolução dos Cravos” (25 de abril de 1974), que marcou o fim de um longo período de opressão em Portugal e a consequente conquista da liberdade.

Os painéis temáticos do Congresso são os seguintes: “O mito de Antígona e sua receção”; “A figura do ditador”; “O papel da mulher nas lutas de libertação”; “A questão da justiça”; “Prepotência e rebelião”; “Mecanismos de repressão e de controlo ideológico (censura, polícia política…)”; “O papel da imprensa, da literatura e das artes na luta contra a ditadura”; “Guerras fratricidas”; “Memórias da guerra colonial na literatura”; “Os movimentos de libertação”.

No âmbito do Congresso Internacional “Antígona: liberdade e opressão” (pelos 50 anos de Abril) e da celebração dos 50 anos da Universidade de Aveiro, decorre um conjunto de exposições, uma sessão de cinema e promove a peça de teatro “Antígona, versão livre de José Watanabe”, no Auditório da Fábrica – Centro de Ciência Viva, a 23 de abril, às 17h30.

No final da sessão de abertura do Congresso, esta segunda, às 09h25, na Sala de Atos Académicos, no edifício da Reitoria, será exibido o filme “Antigone: An Aerial Dance Film”, de Alicen Abler, com apresentação de João de Mancelos.

Três das exposições são organizadas pelo CLLC-UA em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas e vão estar patentes na Biblioteca (Sala Hélène de Beauvoir), na Reitoria e na Livraria da Universidade de Aveiro (Auditório Helder Castanheira), entre 22 de abril e 16 de junho: “Proibir foi obra!” (Sala Hélène de Beauvoir, Biblioteca); “Jornais da Liberdade” (Átrio da Reitoria) e “Humor de Abril” (Auditório Helder Castanheira, Livraria da UA).

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®