domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-04-2024

Transportadora de Estarreja vai testar uso de biometano.



Depois do biodiesel e da chegada de veículos elétricos, a TJA testa novas soluções de mobilidade no transporte rodoviário.

A Dourogás, a Bosch Portugal e a TJA (transportes) têm em curso uma parceria que colocará em circulação uma viatura movida a biometano, gás 100% renovável, da frota da transportadora de Estarreja.

Parceria estabelecida com a Dourogás permitirá evitar a emissão de cerca 139 toneladas de CO2, numa base anual, reduzindo a 100% as emissões de CO2 equivalente quando comparado com os combustíveis de origem fóssil, e considerando uma circulação média mensal superior a 11.000 km.

A Dourogás, parceira da Bosch Portugal e da TJA neste projeto, está na vanguarda da descarbonização dos transportes, promovendo soluções de mobilidade mais eficiente utilizando um combustível de origem biológica.

O biometano é um combustível de origem renovável e que permite a substituição direta do Gás Natural Veicular e, segundo a empresa, “sem qualquer necessidade de adaptação das viaturas, apresentando-se como uma alternativa com elevada performance ambiental, armazenável, eco sustentável e economicamente rentável”.

A versatilidade desta energia permite que seja utilizada também para fornecimento à indústria ou injeção na rede nacional de gás.

“A transição energética no setor da mobilidade, sobretudo, a mobilidade pesada é uma prioridade para a descarbonização da economia e o biometano é a alternativa imediata para a acelerar. O biometano é a energia do presente e, na Dourogás, continuamos comprometidos, hoje como nos últimos anos, em afirmar cada vez mais esta solução, estabelecendo parcerias com empresas de referência, que nos permitam acelerar a descarbonização da rede de postos da Dourogás”, refere Bernardo Boal, Mobility Manager na Dourogás.

Empenhada na descarbonização das suas operações, a Bosch estabeleceu como objetivo reduzir as emissões do Escopo 3 em 15% em termos absolutos até 2030, tendo como base o ano de 2018.Apesar de, até 2022, já ter atingido uma redução de 23%, a Bosch continua a procurar alternativas para continuar a caminhar rumo à neutralidade carbónica.

Como tal, a descarbonização das suas rotas de transporte de mercadorias, também em Portugal, poderá desempenhar um papel-chave na contínua superação das metas definidas.

“Na logística sustentável, a mobilidade é um dos elementos-chave. Por isso, necessitamos de soluções técnicas, inovadoras, pragmáticas e económicas para aprimorar a sustentabilidade das nossas operações de transporte. Parcerias e projetos-piloto como este são muito benéficos, pois permitem-nos ganhar experiência em tipos alternativos de combustíveis, como o biometano, que mantêm o desempenho, ao mesmo tempo que contribuem significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa.", destaca Luisa Barboza, Project Lead Sustainable Logistics na Bosch.

A TJA assume a parceria como mais um passo no compromisso em encontrar soluções para uma mobilidade menos poluente e mais sustentável.

Com a implementação deste projeto, a TJA, parceira estratégica da Bosch Portugal para a área logística, testará os consumos e emissões para a atmosfera da mobilidade a biometano na sua frota, avaliando o desempenho deste combustível 100% renovável que se apresenta como uma alternativa efetiva e imediata aos combustíveis convencionais, sendo uma solução inteligente para a gestão dos resíduos orgânicos e outras fontes de biomassa.

“A TJA dá continuidade ao seu esforço por um futuro mais verde, pelo que, em parceria com a Bosch e a Dourogás, continua empenhada em encontrar soluções para uma mobilidade menos poluente dando início a este projeto com biometano - combustível renovável derivado do biogás que reduz as emissões de dióxido de carbono e metano na atmosfera - podendo tornar-se numa alternativa efetiva aos combustíveis convencionais, sendo uma solução inteligente para a gestão dos resíduos orgânicos.” destaca Fábio Brandão, Diretor Logística e de Transportes.

Atualmente existem mais de 4.200 pontos de enchimento de GNV na Europa, dos quais quase 20 em Portugal, com capilaridade de norte a sul do país. Qualquer um dos pontos de abastecimento da rede Dourogás está capacitado para permitir o abastecimento de biometano.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®