domingo, 2 de Novembro de 2025  05:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-05-2024

PSD apresenta da Assembleia da República voto de saudação pelos 100 anos do Recreio de Águeda.



Os deputados do PSD/Aveiro apresentaram na Assembleia da República um voto de saudação pela celebração do centésimo aniversário do Recreio Desportivo de Águeda.

No texto que suporta a iniciativa parlamentar é vincado o percurso da instituição, “tão relevante para a cidade”.

“Um longo percurso desportivo marcado por um vasto trabalho desenvolvido em prol do desporto, alicerçado nos valores da cidadania, respeito e fraternidade. O seu nome e história engrandecem e dignificam a cidade de Águeda e a região de Aveiro, com particular enfoque na formação e inclusão de jovens, em diversas modalidades desportivas” lê-se no voto de saudação ao Recreio, iniciativa da deputada Paula Cardoso, natural do concelho de Águeda, e subscrito pelos demais parlamentares eleitos pelo círculo de Aveiro.

O Recreio de Águeda nasceu em abril de 1924 pela mão de Ângelo Teles de Menezes, António de Sousa Carneiro e Gastão Guerra.

“E, desde então, tem pautado a sua vida pelo ecletismo”, vincam os deputados sociais democratas, referindo modalidades como o futebol, a ginástica, o basquetebol, o ténis, a canoagem, a natação e, mais recentemente, o atletismo.

“Mas tal como para o país, 1974 é um ano especial na história do Recreio Desportivo de Águeda.

Quinze dias antes da Revolução de Abril, era inaugurado o Estádio Municipal” nota-se no voto de saudação, salientando-se que a cerimónia contou com a presença do então governador civil de Aveiro, o aguedense Horácio Marçal.

O Recreio iniciava nesse ano 31 épocas consecutivas nos campeonatos nacionais.

A figura incontornável de Carlos Rodrigues transforma em definitivo a prática desportiva no clube.

“Neste glorioso período, a cidade e o clube, abraçados, viram passar pelo Recreio treinadores que se tornaram referências nacionais como José Maria Pedroto, o “magriço” José Carlos e Mário Wilson”.

Na década de 80 o clube viu dois dos seus atletas da canoagem, António Brinco e António Monteiro, nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

E na época de 1982/1983, ascendeu à então primeira divisão nacional de futebol.

“Desde então, o clube tem contribuído para a formação de crianças e jovens, promovendo o desenvolvimento das suas personalidades, fortalecendo o espírito de entreajuda, a inclusão, a saúde e a cultura física, sendo responsável por um efetivo e universal acesso ao desporto” pode ler-se no voto de saudação, no qual é sublinhando que o Recreio é o único clube do concelho com presença olímpica, o que vai repetir-se este ano em Paris com a presença da atleta Susana Godinho na maratona.

“A Assembleia da República saúda o Recreio Desportivo de Águeda, pela passagem do seu 100º aniversário, e felicita os seus atletas, os seus técnicos, os seus dirigentes, os seus trabalhadores, os seus associados e todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para este percurso de cem anos do clube, tão relevante para a cidade de Águeda” conclui o voto de saudação.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®