domingo, 2 de Novembro de 2025  11:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-05-2024

Sever do Vouga: Feira Nacional do Mirtilo vai eleger o “melhor mirtilo de Portugal".



A Feira Nacional do Mirtilo, a decorrer em Sever do Vouga de 28 a 30 de junho, vai estrear em 2024 o concurso para eleger o “melhor mirtilo de Portugal”.

O concurso “Mirtilo de Portugal” insere-se no programa oficial da Feira Nacional do Mirtilo, sendo organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), com o apoio do município de Sever do Vouga. 

Ser produtor em Portugal, ter atividade aberta com CAE compatível com a produção de mirtilo e ter identificada a variedade a concurso, são os principais requisitos para participar. 

Na prova cega, o júri irá classificar as amostras segundo a sua experiência de consumo, tendo em consideração a avaliação visual, aspeto (e.g. calibre, presença de defeitos), cor (presença de pruína, maturação), homogeneidade, sensações gustativas, sabor, textura, sensações táteis, firmeza e satisfação global. 

Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados, respetivamente os troféus “Mirtilo de Ouro”, “Mirtilo de Prata” e “Mirtilo de Bronze”. 

A inscrição é gratuita e deverá ser feita online, sendo obrigatório o preenchimento da “Ficha de Inscrição”, disponível pela organização no seu website. 

“Pretende-se que o concurso contribua para a valorização dos produtores de mirtilo, pela distinção de qualidade da fruta produzida, bem como para a promoção do mirtilo, estimulando o consumo e incentivando a escolha do pequeno fruto produzido em Portugal”, afirma o presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), Carlos Adão, expetante com a adesão a esta iniciativa pioneira no país. 

“O município de Sever do Vouga é pioneiro na produção do fruto e, por isso, faz todo o sentido que seja o primeiro a receber um evento deste género”, salienta. 

Carlos Adão relembrou ainda que “o acolhimento da sede da ANPM neste concelho, juntamente com outras iniciativas do executivo camarário, revelam uma estratégia para o setor e a intenção de revitalizar a marca ‘Capital do Mirtilo’”. 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®