domingo, 2 de Novembro de 2025  16:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2024

Ilhavense Diogo Ferreira apresenta o livro "O Curandeiro da Morte".



O ilhavense Diogo Ferreira apresenta o livro "O Curandeiro da Morte".

Evento agendado para esta tarde, às 17h30, no Café Amizade, em Aveiro.

É o segundo livro do autor ilhavense que conta com a animação do projeto aveirense de música eletrónica Lvx Obscvra em performance inspirada no universo do livro.

Depois do primeiro conto de terror “esta casa é para vender” ter sido publicado em outubro de 2023, Diogo Ferreira lança agora a novela “O Curandeiro da Morte”, que se passa numa aldeia esquecida pelos mapas, onde um homem honesto e trabalhador é atacado por uma doença inexplicável que nem médicos ou padres conseguem resolver.

Numa comunidade subserviente, temente e coscuvilheira, a esposa desse homem decide, em desespero, enviar os dois filhos à procura de um certo curandeiro.

Sobre o que esperar desta novidade, Diogo Ferreira resume ao dizer que “vamos descobrir toda uma sobrenaturalidade rural que atua em segredo, que opõe o livre-arbítrio de uns e a feitiçaria de outros à religião e aos bons costumes. Entre si lutarão o conhecido e o desconhecido, o medo e a esperança, o desprezo e a compaixão, a crueldade e a inocência, a dor e a salvação”.

Questionado sobre se continua envolvido na temática do terror, o autor revela que “apesar deste livro conter passagens tenebrosas e provavelmente ofensivas, a toada está mais relacionada ao fantástico e ao sobrenatural negro do que propriamente ao horror dito tradicional”.

“Contudo, prossigo com aquilo que me dá mais prazer na escrita, que é a exploração e a descrição do sofrimento, o que faz com que a narrativa seja pesarosa e agonizante em quase todos os momentos”.

Edgar Allan Poe para o terror, Franz Kafka e Voltaire para o comentário social continuam a ser as maiores influências de Diogo Ferreira.

Miguel Torga inspira os cenários e à criação do próprio curandeiro.

A fotografia e o design da capa são de Soraia Martins, a paginação ficou a cargo de Inês de Carvalho e as ilustrações têm assinatura de Débora Pereira e Sérgio Marques.

Diogo Ferreira nasceu a 20 de outubro de 1987 e é natural de Ílhavo.

Depois de trabalhar na área das telecomunicações de 2008 a 2020 como técnico de qualidade de equipamentos de rede e aplicações web e móveis, surgiu a oportunidade de se dedicar a tempo inteiro ao jornalismo musical.

Hoje é colaborador do jornal O Ilhavense.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®