domingo, 2 de Novembro de 2025  11:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-05-2024

Alunos de Pardilhó embarcam numa viagem às Estações Náuticas da Ria de Aveiro.



A Estação Náutica de Estarreja foi a escolhida para acolher uma ação piloto do projeto europeu We MED NaTOUR, que tem como objetivo o incremento do turismo escolar, sustentável e responsável.

17 alunos da EBI de Pardilhó irão viver dois dias de muitas experiências em torno da água da Ria de Aveiro. A viagem começa na quinta-feira, dia 23, às 9h.

O projeto envolve o Agrupamento de Escolas de Pardilhó e os “sortudos” para passear são 17 alunos, entre os 11 e os 13 anos, que farão uma viagem piloto desenhada pelas 6 estações náuticas da Ria de Aveiro (Estarreja, Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos) e parceiros, e carateriza-se por: visitas de descoberta dos valores culturais e naturais do território, atividades de conservação da natureza; comportamentos de turista responsável, serviços de empresas parceiras das EN; opções sustentáveis, sempre que possível (alimentação, transporte).

O roteiro, dividido entre os dias 23 e 24 de maio, inclui várias atividades: observação de fauna e flora no BioRia; descoberta do património azulejar de Ovar; pintura de proas de moliceiro na Torreira, surfskate em S. Jacinto no Centro de Alto Rendimento; viagem no ferryboat Salicórnia até Aveiro; subida ao Farol da Barra; jogar “há piratas em Vagos” no Museu do Brincar; passeio de barco eletro-solar visitando plantações de salicórnia, cultura de ostras, entre outras visitas.

Para a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, “a escolha de Estarreja (para acolher este projeto) constitui o reconhecimento de que Estarreja tem histórico de boas práticas em termos de sustentabilidade, em particular no âmbito da EN que reúne parceiros com estas preocupações e atuação responsável”.

Além do que, acrescenta, “o exemplo deste projeto piloto poderá ser replicado em todo o território nacional, pelo que a EN de Estarreja e as restantes EN da Ria de Aveiro tiveram o seu contributo positivo para este conceito, assente na sustentabilidade e valorização dos valores naturais e culturais”.

Esta ação decorre do projeto transnacional We MED NaTOUR coordenado nacionalmente pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Fórum Oceano – Entidade Coordenadora das EN de Portugal, visando implementar viagens-piloto adequadas a grupos escolares, que possam ser replicadas nos territórios.

Esta ação está em linha com os objetivos do projeto, tais como, implementar viagens-piloto adequadas a grupos escolares, que possam ser replicadas nos territórios, e formar os públicos do turismo escolar para uma atuação responsável, pelos turistas do futuro.

Capacitar as empresas ou parceiros é outro dos objetivos estando presente a oportunidade de promoção do território e das estações náuticas enquanto produto turístico integrado e de um melhor entendimento por parte dos parceiros do conceito de Estação Náutica.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®