domingo, 2 de Novembro de 2025  05:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-05-2024

Albergaria: Secretário de Estado das Florestas apela à articulação entre agentes da fileira florestal.



A 13ª edição da Expoflorestal termina este domingo em Albergaria.

É a Feira Nacional da Floresta com mais de 150 expositores, de 10 nacionalidades, e uma mostra de equipamentos com um valor superior a 80 milhões de euros.

Reunião dos agentes do setor da floresta (produção, transformação e comercialização) que contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, na abertura.

O governante defendeu maior articulação entre agentes do setor.

“É fundamental a conjugação de esforços para a competitividade da floresta nacional e para a promoção da sustentabilidade dos rendimentos obtidos pelos produtores florestais e empresas. Para que isto aconteça é necessária uma maior profissionalização da gestão da floresta para tornar os territórios mais resilientes. É também necessário simplificar, desburocratizar muitos dos processos relacionados com os fundos europeus e os licenciamentos. Vamos incentivar a inovação e a adoção de novos processos e tecnologias em articulação com a melhoria da qualificação dos agentes e o aumento da atratividade do trabalho na floresta. Queremos garantir a existência de espaços florestais ordenados e geridos de forma equilibrada e sustentada e mais resistentes aos incêndios”, afirmou Rui Ladeira.

O Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, destacou a evolução da floresta ao longo dos últimos anos e a sua importância estratégica na economia e no ambiente do país.

“Temos hoje uma floresta viva. A floresta mudou e hoje desempenha um papel estratégico na produção de material lenhoso, mas também a nível social, económico e ambiental. Esta mostra, que nasceu há 23 anos por iniciativa de quatro pessoas, demonstra a consistência de um trabalho coletivo e a importância deste setor no nosso país”, afirmou.

A Expoflorestal reúne empresas e entidades que trabalham e pensam a floresta: de associações de proprietários ao Instituto de Conservação da Natureza, passando pelas empresas de equipamentos e serviços, e acolhendo também associações ambientalistas e entidades que se dedicam à recuperação ecológica de espaços florestais.

Ao longo de três dias há conferências, workshops e ações de sensibilização para público geral e escolas e mensagem da fileira ao Governo sobre as políticas florestais e ambientais de que o país necessita. 

A Expoflorestal é organizada pela Associação Florestal do Baixo Vouga, pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®