domingo, 2 de Novembro de 2025  02:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-06-2024

Universidade de Aveiro recebe o evento de lançamento da associação internacionais de espaços de dados.



A Universidade de Aveiro recebe o evento de lançamento da associação internacionais de espaços de dados (International Data Spaces Association).

O tratamento de dados está a mobilizar meios científicos e empresariais no país e esta é uma área considerada nuclear no futuro das economias.

O Cluster TICE.PT (www.tice.pt), aderiu no início de 2021 à iniciativa Gaia-X, uma iniciativa privada sem fins lucrativos, que desenvolve, com base nos valores europeus, uma governança digital que pode ser aplicada a qualquer pilha de tecnologia de armazenamento existente, para obter transparência, controlabilidade, portabilidade e interoperabilidade entre dados e serviços.

Hoje, com mais de 300 associados, o Gaia-X suporta-se em hubs nacionais para melhor atingir os diferentes ecossistemas locais, com os seus resultados.

O Gaia-X Hub Portugal foi criado a 26 de maio de 2021, numa cerimónia pública que decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, numa iniciativa conjunta entre a então Secretaria de Estado da Transição Digital, a Associação Gaia-X AISBL, e o TICE.PT, o cluster português de tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

Em 12 e 13 de junho próximo, o Gaia-X Hub Portugal vai receber no Porto, o Data Space Business Committee (DSBC) do Gaia-X que vai reunir cerca de 60 especialistas de toda a Europa, representando os vários hubs nacionais e os projetos que trabalham mais proximamente da iniciativa, os chamados Lighthouse, que desde o início acedem, em primeira mão, aos resultados do Gaia-X, tendo assim a oportunidade de realimentar e influenciar o rumo dos mesmos, com novos requisitos e necessidades.

Em fase de preparação de um plano de atividades para o ano de 2024, destaca-se desde já a realização de um evento de lançamento do IDSA Competence Center Portugal, esta quinta, dia 6 de junho, na Universidade de Aveiro.

A IDSA tem como missão criar o futuro da economia digital global com os Espaços de Dados Internacionais (IDS), um sistema seguro e soberano de partilha de dados em que todos os participantes podem obter o valor total dos seus dados.

A IDS permite que novos "serviços inteligentes" e processos empresariais inovadores funcionem entre empresas e indústrias, assegurando simultaneamente que o controlo autodeterminado da utilização dos dados (soberania dos dados) permanece nas mãos dos fornecedores de dados.

Acrescente-se que o Gaia-X, International Data Spaces Association, a Fiware Foundation e a Big Data Value Association, juntaram-se para constituir a Data Spaces Business Alliance (DSBA).

Esta é uma colaboração, que visa impulsionar a adoção de espaços de dados na Europa e no mundo, no que é a primeira iniciativa do seu género, e que pretende acelerar a transformação das empresas na economia dos dados, e construir e manter um alinhamento entre todas estas organizações na construção de soluções e caminhos claros, complementares e coerentes para a construção de verdadeiros espaços de dados.

Dá-se assim mais um passo no desenvolvimento e consolidação da estratégia de ação do TICE.PT na área dos Dados, no esforço de sensibilizar os atores relevantes da economia e da ciência para a importância decisiva dos dados na economia do futuro.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®