domingo, 2 de Novembro de 2025  21:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-06-2024

Aveiro: Escultura no centro da cidade e concertos na celebração do Dia de Portugal.



Aveiro celebra o Dia de Portugal com visitas à Caravela Vera Cruz, a inauguração de uma escultura de Rui Chafes e concertos de Música Portuguesa

A autarquia preparou um programa especial de celebração do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, por ocasião da iniciativa Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.

A Caravela Vera Cruz está no Cais do Sal até dia 15 de junho (sábado), contará com um programa de visitas e de atividades criado no âmbito da Capital Portuguesa da Cultura.

Nos dias 10 e 15 de junho a embarcação encontra-se aberta a toda à população, entre as 10h00 e as 22h00, com interrupção nas horas de almoço (13h00 às 14h00) e de jantar (20h00 às 21h00).

Entre 11 e 14 de junho haverá um programa especial de visitas à Caravela para os alunos do ensino básico e secundário, nos períodos da manhã e início da tarde.

Nestes dias (de terça-feira a sexta-feira), os cidadãos que desejem visitar a Caravela Vera Cruz poderão fazê-lo a partir das 16h00 e até às 22h00.

Esta segunda fica marcada pela inauguração da obra instalada na rotunda das pontes.

Sessão esta tarde com a presença de autarcas locais e do escultor Rui Chafes.

Esta obra de arte, instalada na Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, fica para a cidade como peça-símbolo que assinala a realização da Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“Em arte o que é importante não é apenas o que se vê, mas também, o que não se vê, o que se pressente e se adivinha, as várias camadas que constituem o seu pensamento e a sua raiz. A maneira como uma obra de arte se apresenta ao Mundo é mais do que somente a sua forma: o visível e o invisível são a sua essência constituinte”, afirma Rui Chafes.

Rossio recebe concerto único de músicas portugueses com um toque de contemporaneidade

Música durante a tarde a partir das 14h30.

A Praça do Rossio será palco de um concerto único, apresentado pelo projeto Terra da Música – Passadiço Musical do País.

O espetáculo, com curadoria de Pedro Jóia e colaboração da Rota Clandestina, conta com algumas das melhores recriações da música tradicional portuguesa do Minho, Beira Interior, Madeira, Açores, Alentejo e Algarve.

Em palco estarão músicos destas regiões, que têm em comum o olhar da contemporaneidade e,simultaneamente, o amor pelo legado dos seus antepassados.

O concerto inclui, no seu repertório, uma música original de Pedro Jóia encomendada especificamente para Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.

Para encerrar a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Praça da República haverá uma atuação da fadista LINA_.

A artista apresentar o seu novo disco dedicado à poesia de um dos mais notáveis poetas portugueses, Luís Vaz de Camões, adaptada ao fado tradicional.

Dia em que a empresa Onda Colossal oferece Happy Hour para assinalar a inauguração da nova obra de arte assinada pelo escultor Rui Chaves

O operador marítimo turístico organiza passeios gratuitos das 18h às 19h.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®