domingo, 2 de Novembro de 2025  21:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-11-2012

Estarreja: Parque Municipal tem mais 15 pinheiros.


A Câmara Municipal de Estarreja comemorou o Dia da Floresta Autóctone, com a plantação de 15 pinheiros no Arboreto Florestal do ...

A Câmara Municipal de Estarreja comemorou o Dia da Floresta Autóctone, com a plantação de 15 pinheiros no Arboreto Florestal do Antuã, localizado junto à Ponte Pedonal do Parque Municipal da cidade. A ação envolveu mais de 224 crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do Concelho.

Sensibilizar o público escolar para a importância da floresta e da necessidade da sua preservação é a finalidade da iniciativa municipal que o Vereador da Protecção Civil do Município de Estarreja, Diamantino Sabina, salientou referindo o “objectivo pedagógico para que as crianças conheçam a nossa floresta e as nossas espécies autóctones”, ao mesmo tempo que são ensinadas “a preservar e a respeitar a nossa natureza".

O denominado projecto “O Ouriço”, dinamizado pelo Setor de Ambiente e o Gabinete de Protecção Civil e Florestal, incluiu para além da plantação das árvores, a distribuição de um marcador de livro, com o bilhete de identidade do pinheiro, e a dinamização de diferentes ateliês sobre esta temática no Multiusos.

Neste dia diferente, em que as crianças acabaram também por passear no Parque Municipal do Antuã, que muitos desconheciam, como referiu a educadora de infância Clara Dias, da Escola de Canelas, acções deste tipo devem ser enaltecidas, dando ênfase ao público-alvo pois deve-se “começar pelos mais pequenos”, comentava a docente.

O Município deu início à criação do Arboreto Florestal do Antuã em Março deste ano, durante as comemorações do Dia Mundial da Floresta, sendo um projeto que está a avançar por fases. A ideia é criar uma “montra educativa de árvores de várias espécies, uma sala de aula natural”, explicou Diamantino Sabina. A zona contém árvores autóctones e não autóctones, da família das folhosas (Freixo, Bétula Azevinho, Medronheiro, Pirliteiro, Tulipeiro) e das resinosas (Pinheiro manso). Futuramente, o Arboreto vai incluir zonas de ervas aromáticas e de arbustos e será aplicada sinalética para identificar as espécies.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®