domingo, 2 de Novembro de 2025  06:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-11-2006

Destinado aos alunos do I, II e III ciclos


Cantanhede - Biocant Park vai ter Centro de Ciência Júnior em 2007

O parque de Biotecnologia (Biocant Park) de Cantanhede vai ter, a partir de Março de 2007, um Centro de Ciência Júnior, anunciou hoje o director científico daquela estrutura, Carlos Faro.

Destinado aos alunos do I, II e III ciclos, o centro incluirá um conjun to de laboratórios concebidos para os mais pequenos, que lhes permitirá realizar experiências e ter contacto prático com as ciências.

O novo equipamento foi anunciado hoje por Carlos Faro durante o I Encontro Nacional de Empresas de Biotecnologia, a decorrer até ao final do dia nas instalações do Biocant Park.

Inserido no plano de expansão do Biocant Park, o Centro de Ciência Júni or representa a assumpção da "responsabilidade social de todos os investigadores de divulgar a ciência", afirmou o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra na sessão inicial do evento.

À margem da iniciativa, Carlos Faro disse à agência Lusa que o centro v ai ser dotado com equipamento inovador, importado da Alemanha, que permite trans formar salas em laboratórios.

Pensada sobretudo para escolas dos distritos de Coimbra e de Aveiro, on de o Biocant pretende instituir "um corredor de biociências", a nova unidade per mitirá aos seus jovens utentes realizar experiências nas áreas da biologia e da físico-química, entre outros domínios.

Isolar o DNA de um morango, com recurso, por exemplo, a detergentes, ou cruzar moscas criadas em papa de banana para desvendar o conceito de hereditariedade são algumas das experiências que serão possíveis no Centro de Ciência Júnior.

Na mesma sessão, Carlos Faro anunciou também que em 2008 será inaugurad o um novo edifício no Biocant, com um espaço laboratorial dedicado à investigaçã o das empresas de biotecnologia.

O Biocant Park é um centro de investigação e desenvolvimento aplicado e m ciências da vida, que visa criar produtos e serviços inovadores em biotecnolog ia.

"Promove a inovação em consórcio com a indústria e apoia o bioempreende dorismo em Portugal", lê-se numa nota sobre o Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia.

O encontro de hoje foi organizado pela Associação Portuguesa de Bioindústrias (APBio), com o alto apoio do Presidente da República e do Ministério da C iência, Tecnologia e Ensino Superior, bem como o patrocínio da empresa Amgen, IAPMEI e PME Investimentos, entre outros.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®