domingo, 2 de Novembro de 2025  22:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-11-2006

Organizada por 182 Bancos Alimentares Contra a Fome


Campanha recolheu 1509 toneladas de alimentos no fim-de-semana

O Banco Alimentar contra a Fome angariou no último fim-de-semana 1.509 toneladas de alimentos em 669 superfícies comerciais no âmbito da segunda fase da campanha anual de recolha de alimentos, em que participaram 14 mil voluntários.

O Banco Alimentar contra a Fome refere, em comunicado, que as 1.509 toneladas de alimentos, recolhidas em superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, S . Miguel e Caldas da Rainha/Óbidos, representam um acréscimo de 2 por cento em relação à campanha de recolha de Novembro de 2005.

A campanha, que decorreu sob o lema "Ao longo de todo o ano o Banco Alimentar ajuda a pôr um prato na mesa de quem mais precisa.

Dias 25 e 26 Novembro, ajude você também", aconteceu em simultâneo com campanhas organizadas por 182 Bancos Alimentares Contra a Fome em actividade por toda a Europa.

Os alimentos recolhidos serão distribuídos a mais de 219 mil pessoas carenciadas por 1.380 instituições de solidariedade social.

Segundo o Banco Alimentar Contra a Fome, a campanha "suscitou uma enorm e adesão do público e dos voluntários", um total de 14 mil, que durante o fim-de -semana foram responsáveis pela recolha, transporte, pesagem e separação dos alimentos doados.

Durante a campanha, foi instituída uma nova modalidade de recolha de alimentos destinada a estabelecimentos de menor dimensão onde "por razões de espaço é difícil a presença de voluntários".

Designada "Ajuda-Vale", a iniciativa prolonga-se até 03 de Dezembro em todas as lojas das cadeias Jumbo/Pão de Açúcar, Pingo Doce, Feira Nova, Dia/Mini preço e Lidl, e prevê que a logística seja assegurada pelo próprio estabelecimento.

O Banco Alimentar contra a Fome recolhe e distribui alimentos ao longo do ano e para além das campanhas, organizadas duas vezes por ano nas grandes superfícies comerciais, recebe doações regulares de empresas, correspondendo, em regra, a excedentes de produção dos sectores agrícola, industrial e comercial ligados ao ramo alimentar.

Em 2005, os dez Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais em Portug al distribuíram um total de 17 704 toneladas de alimentos (equivalentes a um val or global estimado superior a 25,1 milhões de euros).

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal foi criado em 1992 , seguindo o modelo dos "Food Banks" norte-americanos, à altura já implantados na Europa, em França e na Bélgica.

Estão actualmente em actividade no território nacional 11 Bancos Alimentares congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas.

Existem actualmente 180 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2005 distribuíram 215 300 toneladas de produtos a 3,8 milhões de pessoas, através de 22 000 associações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®