domingo, 2 de Novembro de 2025  08:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-11-2006

Contribuintes com Obras de Beneficiação, no Edifício de Serviços Públicos


O. do Bairro - Administração Central Melhora Atendimento aos Munícipes

Realizaram os Ministérios da Justiça e das Finanças obras de ampliação e de beneficiação nas instalações aos mesmos pertencentes, criando melhores condições de atendimento e eficiência, e esperamos de rapidez, consentânea com as exigências de vida e mundo actual e futuro. Assim:

  1. O Ministério da Justiça beneficiou e ampliou as suas instalações da Conservatória do Registo Civil, Comercial e Predial, anexando-lhe a área que foi do Cartório Notarial (hoje privado e instalado na Av. Abílio Pereira Pinto).

(Quanto às do Tribunal Judicial porque não tentar aplicar ou aplicar-se o nº 2 do artigo 118º da Lei nº 3/99, de 13 de Janeiro - LOTFTJ.)

  1. O Ministério das Finanças beneficiou com obras eficientes, elegantes e sóbrias, o Serviço de Finanças criando condições de atendimento e de aproximação aos contribuintes, que se podem considerar bom presságio para a tarefa difícil dos impostos, indispensáveis ao bem-estar do País e dos portugueses.
  2. Aos leitores do Jornal da Bairrada relembrofactos que espero, e desejo citar, com brevidade e clareza, relacionados com este imóvel onde hoje se encontram os Serviços Públicos de Oliveira do Bairro:

3.1 No concelho de Oliveira do Bairro até 1979/80, os Serviços Públicos que tinha, estavam espalhados por vários locais, a maior parte sem o mínimo de dignidade.

3.2 O município “sonhou” com um projecto onde se instalassem os Serviços Públicos que tinha e os que não tinha, e pelos quais era preciso ter esperança, tendo avançado com um projecto que apresentou em 1980, aos Ministérios das Finanças e da Justiça.

3.3 Face às nossas razões e argumentos, da parte do na altura Secretário de Estado do Orçamento, Dr. Alípio Dias (que um ano antes tinha inaugurado em instalações provisórias, na qualidade de Administrador, o 1º Banco em Oliveira do Bairro, (Banco Totta & Açores em frente à Câmara Municipal), ouvimos palavras de incentivo e estímulo e de ir para a frente na concretização do projecto, anexando ou juntando os Serviços Públicos num único local, o que em Portugal era praticamente inexistente, mas que se verificava com muita eficiência em países europeus.

3.4 Em 14/6/1982, S, Exa. o Secretários de Estado do Orçamento, Dr. Alípio Dias, já citado, inaugurou o edifício de Serviços Públicos (tendo o Ministério das Finanças adquirido por compra e previamente, a cave e o rés do chão para os seus serviços de finanças)

3.5 Em 1982/83, é criada a Conservatória do Registo Predial de Oliveira do Bairro, passando a funcionar no mesmo local a Conservatória do Registo Civil, Comercial e Predial.

3.6 Mais tarde, o Ministério da Justiça que inicialmente pretendia arrendar as instalações para os seus serviços compra as mesmas.

3.7 Em 17/07/1988, após 11 anos de diligências e contactos com mais de uma dezena de Ministros da Justiça e alguns Primeiros Ministros, é criado pelo Dec. Lei nº 214/88, de 17 de Junho, o Tribunal Judicial da Comarca de Oliveira do Bairro, pelo então Ministro da Justiça, Dr. Fernando Nogueira, localizando-se no 2º andar do edifício, instalado em 2 de Janeiro de 1989 e “visitado” pelo mesmo Ministro acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto da Justiça, Dr. Borges Soeiro, em 17/03/1989.

  1. Dada a localização e implantação do Concelho de Oliveira do Bairro, a 20 Km de Aveiro, a 40 Km de Coimbra, com as suas Universidades, a 65 Km do Porto e do Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro, e o querer dos seus munícipes e do Município, viu aprovado o Regulamento do Plano Geral de Urbanização de Oliveira do Bairro pela Portaria 57/86, Diário da República, I Série, nº 38 e ratificado o Plano Director Municipal de Oliveira do Bairro (o 2º a nível nacional), pela Portaria nº 134/86 de 5 de Abril, DR I Série nº 79 e aberto ao público e tráfego em Dezembro de 1987, o nó Sul de Aveiro, da Auto-Estrada Lisboa - Porto, situado a 500 metros do limite do Concelho com e em Aveiro, para cuja assinatura dos autos de consignação dos lanços da A1 Mealhada - Albergaria-a-Velha, com o nó Sul de Aveiro inserido no lanço Condeixa - Porto, se deslocou aos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro, em 25/6/1985, S. Exa. o Ministro do Equipamento Social Eng. Carlos Melância, acompanhado entre outros, pelo Conselho de Administração da Brisa e Governador Civil de Aveiro, Dr. Gilberto Madail (que também foi incansável para a sua concretização).
  2. Desenvolvimento constante, de que são exemplos a efectivação do Quartel da GNR, das Zonas Industriais de Bustos, Oiã, Oliveira do Bairro, Palhaça e Vila Verde, com a instalação de empresas industriais e comerciais conhecidas e reconhecidas a nível nacional e internacional, exportando para todo o Mundo, com a criação de muitos postos de trabalho e onde, felizmente, o desemprego é de percentagem reduzida e onde o nº de Agências Bancárias instaladas ultrapassa a dezena, concretiza-se no montante de impostos pagos, retratando decerto bem o que foi, é e que poderá ser o Concelho de Oliveira do Bairro e as suas seis freguesias - Bustos, Mamarrosa, Oiã, Oliveira do Bairro, Palhaça e Troviscal, com os seus 86 Km2.
  3. Constata-se assim que o Governo e a sua Administração Central e Regional, têm no Concelho de Oliveira do Bairro e nos seus Munícipes, portugueses capazes de olharem, pensarem e decidirem, o presente e futuro com as estruturas e infra-estruturas que já possui e com aquelas que o Município e os seus órgãos autárquicos reivindicam como necessárias e indispensáveis.

Alípio da Assunção Sol

Ex-Presidente da CMOB 1977/89)


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®