domingo, 2 de Novembro de 2025  08:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-12-2006

Vai ser distinguido com o título Honoris Causa


Aveiro - Universidade distingue Gilberto Gil

O ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil e João Manuel Rezende Picoito, administrador da Siemens, vão ser distinguidos com o título Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, anunciou fonte académica.

A atribuição do título Honoris Causa foi decidida na última reunião do Senado da Universidade de Aveiro e a cerimónia deverá decorrer no próximo dia 15 de Dezembro.

Distinguido já ao longo da sua vida com diversos prémios e títulos, no Brasil e no estrangeiro, o actual ministro da Cultura do Brasil tem uma vasta carreira como músico e compositor.

Com Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa fundou, em finais dos anos 60, o movimento "Tropicália", que marcou a música brasileira da época, introduzindo elementos de cruzamento estético entre África, Brasil e América do Norte, num quadro simultaneamente artístico e político.

A contestação política que acompanhou o "Tropicalismo" levou Gilberto Gil e Caetano Veloso à prisão, em 1969, e ao exílio na Europa, de onde regressariam em 1972.

O papel, enquanto activista político, que levou Gil a participar em diversas acções e movimentações nacionais e internacionais de intervenção, conduziram-no a uma carreira de comprometimento político assumido, que culminou com a ocupação do cargo de Vereador da Câmara Municipal de Salvador, entre 1989 e 1992.

Aquando da formação do governo de Lula da Silva, em Outubro de 2002, Gilberto Gil foi convidado para ministro da Cultura.

Além do título Honoris Causa, o ministro da Cultura será também agraciado como sócio-honorário da Associação Académica da Universidade de Aveiro e, enquanto músico, acedeu a participar num concerto no âmbito da "Semana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa" promovido pela estrutura estudantil.

João Manuel Rezende Picoito é actualmente presidente e administrador delegado da Siemens Networks, S.A., administrador da Siemens, S.A. e administrador da Siemens Enterprise Communications, S.A. e faz parte ainda do Conselho de Estratégia da Siemens AG, Munique, para as Telecomunicações.

Fundou o primeiro Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Siemens em Portugal, na área de comunicações ópticas avançadas, em 1997.

No ano 2003 foi responsável pela criação do Centro de Inovação Mundial de I&D em Optical Communications da Siemens e em 2004 criou o Centro de Inovação Mundial de I&D em Multimedia Communications.

Em ambos os centros foram concentradas todas as actividades I&D da Siemens nas respectivas áreas, a nível mundial.

A criação do Centro de Inovação Mundial de I&D em Home Entertainment Solutions e do Centro de Consultoria de Inovação em Telecomunicações para a Siemens AG., em 2005, foram igualmente da sua responsabilidade.

Já em 2006, João Picoito lançou o Centro de Inovação Mundial de I&D em Telecommunications Network Management.

Estes Centros de Inovação, todos sediados em Lisboa, empregam actualmente mais de 1.500 engenheiros portugueses e representam um investimento superior a 95 milhões de Euros.

Em 2004 lançou o programa de cooperação Universidade-Empresa, denominado «Eixo Tecnológico» para a área das infocomunicações, um programa de cooperação avançada entre a Siemens e a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.

Dinamizou, em 2005, em conjunto com a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro, a formação de consórcios para a criação de dois Centros de Excelência ao abrigo do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POSC).

É professor catedrático convidado do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e em 2004 foi nomeado Personalidade do Ano na área do Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

No início de 2006 foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, na classe de Mérito Industrial.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®