domingo, 2 de Novembro de 2025  10:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2006

Dependente do financiamento para a recuperação do edifício


Aveiro - Misericórdia aguarda por financiamento para avançar com museu

O provedor da Misericórdia de Aveiro, António Canas, revelou, ontem, que a instalação do museu com o espólio da instituição está dependente do financiamento para a recuperação do edifício do séc. XVII.

"Se não tivermos garantia de financiamento não poderemos avançar com a obra de recuperação do edifício e adaptação a museu", disse, à agência Lusa, António Canas.

Segundo o provedor, o espaço destinado ao museu, onde funcionaram até há pouco tempo os serviços administrativos, situado entre a "Sala do Despacho" e a Igreja, necessita de intervenção, nomeadamente na cobertura.

"A Misericórdia adquiriu há um ano o antigo hospital e não tem disponibilidade para avançar com a obra se não houver financiamento", disse.

O projecto do museu está orçado em mais de 750 mil euros e a Santa Casa apresentou, para o efeito, candidatura ao Programa Operacional da Cultura, tendo igualmente pedido apoio à Fundação Gulbenkian.

A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro detém um vasto e valioso património documental e artístico, já inventariado e em processo de digitalização, cons tituído por mais de quatro mil peças, nomeadamente esculturas e telas.

Nos seus "tesouros", merece especial relevo o "Senhor da Índia" ou "Sen hor do Hospital", uma escultura de marfim em peça única de grandes dimensões, representando Cristo Crucificado, que foi enviada de Malaca, nos princípios do séc . XVII, pelo benfeitor Diogo de Oliveira Barreto, segundo o historiógrafo Amaro Neves.

A imagem é ornamentada por 250 rubis de diversos tamanhos, tendo a autenticidade das pedras preciosas, provavelmente provenientes de Ceilão, sido recentemente confirmada por investigadores da Universidade de Aveiro.

Em curso, com o apoio do Programa Operacional da Cultura, está a decorrer o inventário e digitalização, nomeadamente do seu acervo documental, que deverá ficar concluído em Abril e vai disponibilizar, através da Internet, a visualização de cerca de duas mil peças, consideradas as mais relevantes.

A cópia de um legado de João Martins, do ano de 1500, o chamado "Memori al", é o documento mais antigo do espólio, sendo uma escritura de aforamento de umas casas de Luís Annes, de 1513, o original guardado de maior antiguidade.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®