domingo, 2 de Novembro de 2025  07:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-12-2006

Lutando sempre com algumas dificuldades económicas


Oliveira do Bairro - Vivarte com saldo positivo

A Companhia de Teatro Vivarte terminou o ano com 352 actuações entre Portugal e Itália. Quase uma actuação por dia, o que traduz bem o trabalho desempenhado por esta companhia de teatro com sede em Oliveira do Bairro.

Peculiaridade

A peculiaridade do trabalho dramatúrgico da Companhia de Teatro Vivarte consiste na fusão entre Teatro e Recriação Histórica, aliada a um conceito de Teatro de Rua, feito de momentos aparentemente dispersos que ocorrem num espaço e tempo e agindo sobre eles.

Ao longo de 2006, e contando somente até ao início de Novembro, o Vivarte, responsabilizou-se por 86 dias medievais, oito dias quinhentistas, oito dias árabes, sete dias romanos, 90 torneios de armas, 85 ceias entre medievais cristãos, medievais árabes, romanos, piratas, celtas e quinhentistas.

Realizou seis casamentos medievais, representou 12 lendas locais, 76 espectáculos de teatro, nove assaltos a castelos, quatro batalhas e 33 animações temáticas, totalizando 352 actuações entre Portugal e Itália.

Em Itália, à companhia de teatro Vivarte e ao seu parceiro italiano, Centro Storico de Finale, foi atribuída uma Medalha de Mérito pelo Presidente da República Italiana. Coincidentemente, o Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro visitara, uns dias antes, o evento italiano.

Segundo Mário Costa, “esta companhia de teatro, não sendo subsidiada pelo Ministério da Cultura, tem desenvolvido um notável trabalho em prol da cultura e da preservação do património histórico”.

“Lutando sempre com algumas dificuldades económicas tem, contudo, sabido aguentar-se no nicho de mercado cultural que desbravou ao longo destes anos”.

Profissionalizada em 1998, a partir do grupo Vivarte, nascido em 1988 na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, conta com 23 profissionais a tempo inteiro desdobrando-se em actores, músicos e artistas circenses.

Recriações históricas

Segundo Mário João, as recriações históricas, nomeadamente as feiras medievais e quinhentistas, realizadas pelo Vivarte, “valorizam o nosso património construído, alterando a relação entre a população e os monumentos que lhes pertencem; como também dinamizam a actividade de todo o tipo de colectividades locais, podendo inclusive funcionar como uma fonte de financiamento”.

Mário Costa dizainda que estas recriações “têm um elevado papel pedagógico, nas escolas e junto da população adulta, sabendo-se que a história ao vivo é uma técnica testada e de sucessos do ponto de vista das estratégias de ensino não formal”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®