domingo, 2 de Novembro de 2025  07:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-12-2006

Por causa do Velódromo de Sangalhos


Técnicos da autarquia anadiense fizeram viagem relâmpago à Suiça

Tês técnicos da autarquia anadiense (Carlos Cosme, engenheiro civil; Rui Rosmaninho, arquitecto e Miguel Semedo, desenhador), vereador Jorge Sampaio e Artur Lopes, presidente da FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo e vice-presidente da UCI - União Ciclista Internacional - deslocaram-se, na última semana, a Aigle (Suiça) para visitar as instalações da UCI assim como para apresentarem o projecto do Centro de Ciclismo Municipal de Anadia e Velódromo de Sangalhos que vai ser construído naquela freguesia do concelho de Anadia.

Deslocação muito proveitosa

Uma infra-estrutura, que ultrapassa os 2,5 milhões de euros (mais de 500 mil contos), englobará uma pista de ciclismo de 250 metros e um edifício de apoio que integra o Centro de Estágio, zona de restauração e bar, ginásios, health club com sauna e ginásios, campo de ténis, campo de futsal e piscina descoberta.

Tratando-se do primeiro complexo desta dimensão a nível nacional, o vereador Jorge Sampaio confirmou a JB a importância desta deslocação de apenas três dias a Aigle que serviu não só para visitar o Centro Mundial de Ciclismo, onde se encontra instalada a sede da UCI, mas também para tirar algumas dúvidas e corrigir alguns erros e falhas detectadas no projecto anadiense.

“Foi uma deslocação muito proveitosa na medida em que vimos aquele velódromo coberto e todo aquele centro de estágio onde os atletas mais importantes se preparam para os jogos olímpicos, bem como a pista de BMX e tiramos algumas dúvidas que tínhamos em relação ao nosso projecto”, avançou o vereador, acrescentando ainda que “apresentamos o projecto do velódromo de Sangalhos e ficaram muito satisfeitos com a nossa obra.”

Embora vá agora ser necessário fazer alguns reajustes do ponto de vista do pormenor técnico, nomeadamente os que se relacionam com a inclinação da pista e ao nível da funcionalidade do velódromo e materiais a utilizar, os prazos previstos mantêm-se, devendo a obra estar concluída em 2008, tal como avançou o autarca, Litério Marques, há algumas semanas atrás, aquando da apresentação da pista.

Uma obra de referência

Assim, tudo aponta que o projecto definitivo, que segue para aprovação para a Secretaria do Desporto e da Juventude, estará concluído durante o próximo mês de Janeiro. Mas antes, esta mesma equipa vai deslocar-se à Galiza, para visitar uma outra pista, mas desta feita descoberta.

Recorde-se que o Velódromo de Sangalhos vai nascer no Paraimo, na zona do Pedregal, junto à variante à EN 235, a cerca de um quilómetro da emblemática pista de ciclismo de Sangalhos que não foi possível recuperar.

Um equipamento, que integrará oficina de bicicletas, lavandaria, balneários, gabinete médico e health club com sauna, e ginásios de musculação e de aquecimento, para além de zona de restauração, cozinhas de apoio, bar e área administrativa e Centro de Estágios, propriamente com 16 quartos.

A pista de ciclismo que é descoberta, ficará ainda dotada de uma estrutura que permita, no futuro, a sua cobertura, possuindo ainda bancada em algumas zonas da pista.

Recorde-se também que este complexo pretende responder às necessidades da União Ciclista Internacional, constituindo uma obra de referência para a região centro e para o país.

O Centro de Ciclismo e Velódromo deverá ser financiado por fundos comunitários - 4º Quadro Comunitário de Apoio - sendo o resultado de uma candidatura que a autarquia anadiense apresentou há mais de um ano. A comparticipação deverá oscilar entre os 65 e 75%.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®