domingo, 2 de Novembro de 2025  05:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-12-2006

Estabelecer formações conjuntas de elevado nível internacional


Aveiro e Espanha com pós-graduações conjuntas

As universidades portuguesas do Porto, de Aveiro e do Algarve vão integrar, com universidades espanholas, um programa internacional de pós-graduações em Biologia Marinha e Nanociências, que deverá arrancar já no próximo ano lectivo.

De acordo com informação divulgada pela Universidade de Aveiro, este programa é promovido no âmbito da colaboração entre Portugal e Espanha na área do desenvolvimento tecnológico e conta ainda com a participação das universidades de Vigo, Coruña e Santiago de Compostela.

Além das universidades, são também parceiros os Laboratórios associados CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) e CIMAR (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) e o Instituto de Investigacións Mariñas (CSIC).

O objectivo desta parceria é estabelecer formações conjuntas de elevado nível internacional que concedam os graus de Mestre e de Doutor, num regime de titulação conjunta e de reconhecimento automático do grau obtido por parte de todas as universidades intervenientes, adianta o comunicado.

O programa prevê que numa primeira fase se avance com um Mestrado na área das Novas Tecnologias em Ciências Marinhas, que contemple especializações em "Conservação e Gestão" (Ambiente Marinho e seus Recursos) e "Produção" (Biotecnologia e Aquacultura).

Esta primeira fase deverá arrancar também com um Doutoramento que foque a área dos Recursos/Biologia Marinha e Aquacultura, que suporte o Programa Doutoral português em Ciências do Mar e do Ambiente e o Programa Doutoral galego em Biologia Marinha e Aquacultura.

O grau de Mestre é concedido após o cumprimento de 120 créditos (ECTS), num período de dois anos.

O ciclo de estudos, que está previsto iniciar-se no ano lectivo de 2007/2008, tem como objectivo uma formação voltada para a abordagem científica da sustentabilidade dos Recursos Marinhos e da resolução dos problemas das economias ligadas ao Mar, das regiões onde se inserem as Universidades participantes.

Além das universidades e laboratórios participantes, serão convidadas empresas para participar na gestão estratégica e acompanhamento do programa, e ainda no acolhimento de alunos e apoio ao desenvolvimento de projectos.

O Programa Doutoral implica o estabelecimento de novos acordos de reconhecimento mútuo dos graus, que resultará, já a partir do ano lectivo de 2007/08, na possibilidade de intercâmbio de alunos e de docentes e investigadores, durante o primeiro ano do ciclo de estudos.

O primeiro ciclo deverá integrar um ano curricular (60 ETCS), acrescido de três anos de trabalhos conducentes à elaboração da tese, podendo estes ciclos de estudos decorrer em qualquer dos parceiros institucionais.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®