domingo, 2 de Novembro de 2025  10:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-12-2006

Tribunal “multiportas” é a aposta do governo


Oliveira do Bairro vai ter tribunal pioneiro em Portugal

Oliveira do Bairro foi a cidade escolhida para a construção do primeiro Tribunal “multiportas” em Portugal. Trata-se de um tribunal pioneiro que está integrado no programa de modernização do sistema judicial e que pretende disponibilizar valências próprias para a resolução extrajudicial de conflitos e litígios, através da conciliação e arbitragem de conflitos, divulgou, na última segunda-feira, em Oliveira do Bairro, Feliciano Martins, membro do conselho directivo do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça.

Experiência piloto

Durante a cerimónia da escritura da doação do terreno - com uma área de 3318 metros quadrados, onde vai ser construído o novo tribunal - Feliciano Martins revelou ainda que dentro do Programa de Modernização da Justiça, será construído um Tribunal em Felgueiras, cujo concurso público já começou e ainda três “campus” de justiça, mormente em Lisboa, Coimbra e no Porto.

Revelou ainda que “o tribunal de Oliveira do Bairro será uma experiência piloto e será construído para bem da comunidade e dos cidadãos de forma a resolver o problema destes e da justiça”.

O novo Tribunal, que deverá está concluído em 2009, integrará também o Julgado de Paz que, recorde-se, foi também projecto pioneiro em Portugal.

A obra, que está estimada em três milhões de euros, deverá começar a ser construída no primeiro semestre de 2007 e o seu custo rondará os três milhões de euros.

Este responsável afirmou ainda que “a doação do terreno era extremamente importante para que o processo da construção do tribunal pudesse ser concluído, assim como o projecto.

Feliciano Martins garantiu ainda que no concelho de Oliveira do Bairro não vai acontecer, como em outros em que o Ministério da Justiça teve que fazer a reversão de vários terrenos por não ter construído os tribunais projectados no passado.

Recorde-se que, em Abril, o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, numa visita ao Tribunal de Oliveira do Bairro, garantiu que seria construído um novo tribunal em 2007, justificando que “se trata de um local onde não existe a possibilidade de ampliação das actuais instalações”.

“Um passo gigante”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, congratulou-se com a escolha de Oliveira do Bairro, sublinhando que “ com a escritura de doação do terreno foi dado um passo gigante para a construção do futuro Palácio da Justiça”.

Entretanto, o presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Oliveira do Bairro, Jorge Mendonça, que não esteve presente, disse ao JB que também se congratula com a construção da obra, no entanto, frisou que “desconhece o que será um tribunal multiportas”.

O terreno agora doado tem o valor, para efeitos de doação, de 114.083 euros que resultou do valor da aquisição em 1999 de 76.514 euros, ao qual foi adicionado o valor da inflação até à presente data no valor de 17.569 euros acrescidos dos custos das infra-estruturas urbanísticas e arranjos exteriores no valor aproximado de 20 mil euros. Para efeitos do imposto municipal de imóveis o valor é de 454.380 euros.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®