domingo, 2 de Novembro de 2025  05:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-12-2006

O ano de 2006 foi um ano na generalidade difícil


Editorial - Ano difícil

Jornal da Bairradadeseja a todos os seus assinantes, leitores e amigos um Bom Ano de 2007.

Necessariamente e quanto mais não seja, num exercício de auto estima pessoal, procuramos nesta data prometer mudar isto ou aquilo das nossas vidas.

Muitos de nós fazem-no com sucesso, mas muitos outros abandonam esses compromissos de nova vida, logo após a tradicional ingestão das passas. Mas, se na taxa de sucesso individual eu ainda acredito que seja avantajada, nos nossos governantes esse rácio é desgraçadamente baixo. E esse é, no fundo, a raiz de todos os nossos males pela inconsequência entre a promessa e o resultado.

Um outro mal bastante pernicioso que grassa actualmente é fazermos tudo para melhorar a imagem pela imagem, esquecendo-nos que não se vive apenas da aparência e que ela, mais tarde ou mais cedo, se não corresponder ao conteúdo auto, destruir-se-á.

O ano de 2006 foi um ano na generalidade difícil para todos os portugueses, desgraçado para o mundo das pequenas e médias empresas em Portugal, invertendo-se, por isso, o capital de esperança depositado nos nossos governantes sem que, no entanto, se vislumbre alternativa melhor. Infelizmente, por isso, e vá-de-retro Satanás, começamos a ouvir novamente as vozes do integracionismo ibérico, que sempre aparecem nos tempos difíceis da nossa nação.

É sempre costume nesta altura não esquecer o que o ano de 2006 nos trouxe. Porque a memória é sempre curta, deixamos aqui uma lista por áreas necessariamente incompleta de alguns acontecimentos que marcaram o nosso colectivo para o bem e para o mal por áreas.

  • Saúde- O aumento do preço dos medicamentos, das taxas moderadoras, a guerra das farmácias, o fecho e concentração de serviços essenciais às populações da província, a polémica das maternidades.
  • Segurança social- a eterna discussão sobre (in)sustentabilidade do sistema. Enquanto isso, o aumento da idade de reforma, a apresentação da nova panaceia do sistema - a flixisegurança que ninguém sabe bem o que é.
  • Justiça- escutas, Souto Moura, envelope 9, casa pia, apito dourado, buscas no 24horas, corrupção na dgv, etc etc etc. Entretanto, no meio da orgia justiceira, o vergonhoso caso de Entre-os Rios deu em NADA e deixaram prescrever o processo de Camarate. Fantástico.
  • Eleições- Cavaco presidente da República à primeira.
  • Educação- polémica nos exames, TLEBS e as aulas de substituição, autonomia e asfixia financeira das universidades, fecho de escolas primárias na província.
  • Poder local- comemoraram-se 30 anos de poder local, sob a ameaça de ruptura financeira.
  • Emprego- o fecho de muitas unidades industriais por falência e a saga das deslocalizações de que o caso o mais mediático foi o da unidade da Azambuja
  • Função Pública - 737.774 funcionários públicos e a crescer ?

Flops ou a dita gestão da imagem

  • Plano tecnológico- Sócrates visitou a Finlândia e nunca mais ninguém ouviu falar de tal plano.
  • Simplex, Prace, - 333 medidas e mais 400 para desburocratizar mostradas ao Povo em Março de 2006 e?. a burocracia continua.
  • Lei das rendas; 7 de Setembro partida falsa.
  • As listas dos devedores ao fisco e à segurança social.

Megalomanias doentias

  • OTA
  • TGV

No plano internacional, o ano ficará marcado pela publicação de uma série de cartoons de Maomé por um jornal dinamarquês que desencadeou sérios confrontos político-religiosos entre o mundo islâmico e o Ocidente, aumentados pelo atoleiro iraquiano em que George W Bush se enfiou e pela manifesta incapacidade de entendimento entre os próprios Árabes em se entenderem quanto à questão Palestiniana ou Libanesa. Depois, ainda tivemos a aberração dos testes nucleares da Coreia e as ameaças iranianas.

No plano dos jornais e apesar de todas os apertos e pressões injustificadas que o actual governo coloca sobre os meios de comunicação social, esperamos continuar a servir a Bairrada como até aqui apesar da insensibilidade e, da injustiça que é o término do porte pago para os nossos emigrantes, já em 2007.

Bom Ano de 2007

António Granjeia*
*Administrador do Jornal da Bairrada


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®