domingo, 2 de Novembro de 2025  07:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-01-2007

PRESS RELEASE - É preciso salvar o Parque Mayer


Lisboa

PRESS RELEASE

É preciso salvar o Parque Mayer

Apelo da Diva do Teatro Brasileiro Bibi Ferreira

No próximo dia 17 de Janeiro, pelas 18 h e 30 m, o Teatro Maria Vitória será palco de um espectáculo para assinalar o lançamento do 3º. volume da obra “Parque Mayer” da autoria de Jorge Trigo e Luciano Reis. Será lida uma carta, a inserir no 4º e último volume, enviada em 2005 do Rio de Janeiro para os autores do livro, pela actriz brasileira Bibi Ferreira, a diva do Teatro Brasileiro, agraciada com o prémio cultural “UNESCO 2004”, pelas suas importantes contribuições na área dos espectáculos teatrais no Brasil. Nessa carta Bibi começa por escrever que é preciso “salvar” o Parque Mayer. Depois de recordar todo o ambiente vivido no período que por lá passou termina dizendo que “o Teatro Português foi para mim uma aula e lá deixei nas lembranças do Parque Mayer os meus maiores amigos! Hoje fiquei aqui sem tudo isto. O meu respeito e a minha saudade”. Para Jorge Trigo, um dos autores do livro, “a colaboração da grande actriz Bibi Ferreira, considerada no Brasil em 2006 Personalidade do Ano em Artes Cénicas e por isso agraciada com uma Comenda da Ordem de Mérito, é uma grande honra que nos estimula a continuar neste trabalho, difícil, onde é preciso caminhar em frente, enfrentando por vezes as mais inesperadas dificuldades, dando o nosso modesto contributo para o registo da memória de um glorioso passado que não pode ser esquecido”. Entre 1957 e 1959 Bibi Ferreira actuou em várias produções teatrais no Parque Mayer, sendo de destacar “Há horas felizes”, onde contracenou com o grande actor Vasco Santana e noutras peças com actores como António Silva e Irene Isidro.

Com entrada livre, a sessão será apresentada pelo jornalista Luís Miguel Baptista, terá a participação da actriz Maria Dulce e da fadista Filipa Cardoso, atracção nacional da Revista “ Já Viram Isto?!...”, que será acompanhada à guitarra e viola.

O livro, da Editora Sete Caminhos, tem o prefácio do empresário teatral Hélder Freire Costa e será apresentado pelo jornalista e destacado homem da Rádio Portuguesa Fernando Correia.

Ao longo de cerca de 200 páginas, profusamente ilustradas, o 3º. volume do livro “Parque Mayer” percorre os principais acontecimentos ocorridos no Parque entre 1974 e 1994.

Conforme é referido pelos autores “no período em apreço surgiram no Parque Mayer novos valores que enriqueceram o Teatro Português. Revelaram-se actores e autores. Ficou-se à espera de um novo Parque, com melhores condições de trabalho para os seus protagonistas, e com novas ofertas culturais para o público. Este durante muito tempo continuou a pautar pela sua constante presença, embora nos últimos tempos se tivesse notado um decréscimo gradual, face à concorrência com a televisão, o cinema e outras formas de ocupação dos tempos livres.

Os Teatros do Parque a funcionarem em pleno tinham os dias contados, e começaram a fechar.

Para trás ficaram as recordações das grandes noites e matinés, o brilho das luzes e as palmas batidas entusiasticamente.

O período aúreo estava a terminar, restava agora manter a chama viva, sempre na esperança de um Novo Parque Mayer.”

14 de Janeiro de 2007

Jorge Trigo


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®