domingo, 2 de Novembro de 2025  02:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-01-2007

Deputado anadiense, na AR, questionou Governo


O futuro da Estação Vitivinícola da Bairrada incerto

O deputado anadiense, na Assembleia da República, questionou, na última semana, o Governo de José Sócrates sobre o futuro incerto da centenária Estação Vitivinícola da Bairrada. José Manuel Ribeiro, que é também presidente da Assembleia Municipal de Anadia, apresentou ao Governo duas questões que pretende ver respondidas dentro de três meses, prazo legal que o Ministério tem para responder. O deputado pretende saber concretamente “O que pensa o Governo fazer relativamente à Estação Vitivinícola da Bairrada?” e se “Pondera o Governo proceder ao seu encerramento?”

Tom de ameaça

Tudo porque, no final do passado mês de Novembro, aquando da sua visita a Anadia, para tomar parte na sessão de apresentação e constituição da “Associação da Rota da Bairrada”, o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, deixou alguns recados ao sector, um dos quais à Estação Vitivinícola da Bairrada, alertando para o facto de que a mesma não passaria ao lado da reestruturação a efectuar no Ministério da Agricultura e que a referida instituição teria de demonstrar capacidade para ser rentável e sustentável, devendo apresentar, no prazo de 30 dias, um plano neste sentido.

Agora, o deputado “laranja” entende que a mensagem foi efectuada “em tom ameaçador”, entendendo “não deixa de ser estranho e caricato e até incompreensível, tendo em conta que as limitações orgânicas restringem fortemente a actuação do Coordenador do referido organismo”.

No requerimento apresentado na AR, José Manuel Ribeiro defende que “o ministro mais pareceu querer livrar-se das suas responsabilidades atirando o ónus de qualquer decisão já tomada ou a tomar para cima de outros”, deixando aos agentes da região “a sensação que, no limite, o encerramento da Estação Vitivinícola da Bairrada poderia ser uma possibilidade”.

Dúvidas e incertezas

Dúvidas e incertezas que, a seu ver, “têm preocupado os anadienses e os bairradinos, em geral, e os agentes económicos do sector ligados à vinha e ao vinho, em particular”.

“Uma preocupação justa e válida, considerando que o normal deste Governo quando anuncia ou envia mensagens à navegação não é mais do que o prenúncio de algo que já fez ou vai fazer”, avança.

No requerimento, o deputado recorda ainda que essa mesma apreensão foi manifestada na última sessão da Assembleia Municipal de Anadia, ocorrida a 23 de Dezembro, em que o assunto foi abordado e foi aprovada, por maioria, uma moção que deliberou: “Salientar o papel essencial e preponderante da Estação Vitivinícola da Bairrada no panorama vinícola da região e do país; Destacar o facto de a Estação Vitivinícola da Bairrada acrescer valor e massa crítica à região, fruto da investigação, manutenção e apoio que disponibiliza e Manifestar a enorme preocupação e justo receio por a Estação Vitivinícola da Bairrada poder vir a encerrar, o que a acontecer seria uma “machadada” nas aspirações e expectativas da Bairrada.”

CAIXA

Estação Vitivinícola da Bairrada

Instituição centenária, localizada em pleno coração da cidade de Anadia, reconhecida como um dos importantes e relevantes organismos do concelho, da região da Bairrada e do país.

Está integrada na Divisão de Vitivinicultura da Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral (DRABL) - unidade de gestão da Direcção de Serviços de Agricultura, a qual é um serviço operativo de âmbito regional da DRABL.

À EVB compete: realizar acções de experimentação e de demonstração consideradas necessárias ao desenvolvimento da produção vitivinícola da região, bem como proceder à divulgação dos resultados obtidos nas mesmas; assegurar o estudo e promover a implementação de medidas destinadas ao desenvolvimento e melhoria da produção de vinhos da região; colaborar na manutenção e controlo de qualidade dos vinhos produzidos na região; promover, incentivar e apoiar tecnicamente o estudo da reconversão da vinha com vista à sua mecanização, salvaguardando os aspectos qualitativos e a preservação do meio ambiente; acompanhar a evolução tecnológica da vitivinicultura, bem como os seus equipamentos e formas de exploração adequados à sua racionalização e modernização.

É igualmente relevante o papel essencial que a EVB desempenha no apoio à vitivinicultura, designadamente através de: acções de divulgação, demonstração e formação; distribuição de material vegetal; análises laboratoriais; apoio técnico; sala de provas; tecnologia enológica; manutenção da colecção de leveduras regionais; participação no Plano de Acção para a Vitivinicultura Bairradina; e acompanhamento da dinâmica da maturação da uva.

Destaque também para o laboratório da Estação Vitivinícola da Bairrada, que está em fase final do processo de acreditação de implementação de um sistema de qualidade, o que é bem demonstrativo da dinâmica existente na instituição. O laboratório desempenha ainda funções de grande importância pois executa ensaios de foro analítico inerentes ao cumprimento das funções de assistência técnica a pequenos vitivinicultores, apoio à experimentação enológica e vitícola, e controlo de qualidade dos vinhos com denominação de origem Bairrada e de outros produtos vínicos. Um laboratório que sofreu obras de adaptação, sobretudo ao nível de construção civil e de equipamento, investimento este integralmente efectuado com dinheiros públicos que ascendeu a cerca de 600 mil euros.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®