domingo, 2 de Novembro de 2025  15:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-02-2007


Aveiro - PCP apela à mobilização contra fecho das urgências

O PCP apelou à mobilização das populações em torno da manutenção dos serviços de urgência, cujo encerramento está previsto no relatório final da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação d as Urgências.

Estarreja, Ovar, São João da Madeira e Anadia são hospitais que, pelo relatório, irão ficar sem o serviço de urgência, o que o PCP contesta, defendendo a sua valorização.

Em comunicado, a estrutura de Aveiro do PCP "apela a todos os que até hoje têm estado na luta por melhores cuidados de saúde, para se manterem unidos, exigindo a manutenção dos serviços de Urgência que fazem falta às populações".

Para o PCP, as decisões foram já tomadas antes da apresentação do prime iro estudo e a clarificação de critérios como a mobilidade sazonal e risco industrial "serviu apenas para justificar as decisões já tomadas, com números absolutamente irreais".

"Como é visível pelo resultado final, estas decisões foram tomadas antes de ser apresentado o primeiro estudo. Daí para cá, somente se procedeu a uma encenação de "diálogo democrático com a sociedade", que não tinha como objectivo alterar o fundamental das medidas anteriormente anunciadas", afirmam os comunistas.

Segundo o PCP, as "mexidas pontuais" propostas no relatório final mais não servem do que para justificar tais decisões, o que está bem visível pelo facto de o relatório se referir aos contributos da consulta pública sem indicar o seu sentido.

O PCP estranha que, "sendo público que autarquias e outras entidades en tregaram ao Ministério e à Comissão estudos fundamentados, realizados por entida des credíveis, a Comissão e o Ministério insistam num comportamento autista de q uem não consegue compreender o mundo que os rodeia".

"Por mais cambalhotas que a Comissão e o Ministério possam dar, a vida encarrega-se de demonstrar que o que os Serviços de Urgência do Distrito de Avei ro precisam não é de serem encerrados mas sim valorizados em termos materiais e humanos, ou aproveitados na sua excelência, como é o caso do Hospital de Anadia" , conclui o comunicado do PCP.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®