domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-02-2007

Este é o segundo referendo sobre a despenalização do aborto


Referendo - 8,7 milhões de eleitores podem hoje votar despenalização do aborto

Cerca de 8,7 milhões de eleitores estão recenseados para o referendo de hoje sobre a despenalização do aborto até às dez semanas, oito anos após o primeiro, em que venceu o "não".

Num dia em que as previsões dos meteorologistas apontam para chuva, vento, em especial nas regiões do Norte e Centro, as urnas abriram hoje às 08:00 e encerram às 19:00 (de Lisboa). Sessenta minutos depois, às 20:00, quando encerrarem as urnas nos Açores (uma hora mais tarde do que no continente e na Madeira, face à diferença horária), serão conhecidas as projecções das televisões.

Segundo dados do Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral (STAPE) encontram-se recenseados em Portugal (continente, Madeira e Açores ) 8.792.880 eleitores que podem exercer o seu direito cívico em cerca de 12.000 assembleias de voto.

Para a campanha do referendo inscreveram-se na Comissão Nacional de Eleições (CNE) 19 movimentos de cidadãos (cinco pelo "sim" e 14 pelo "não") e 10 partidos políticos.

"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?", é a pergunta colocada aos eleitores, igual à do referendo de 1998.

Este é o segundo referendo sobre a despenalização do aborto que se realiza em Portugal.

O primeiro foi a 28 de Junho de 1998 e ganhou o "não", com 50,07 por cento, contra os 48,28 por cento do "sim", apesar de o resultado não ter sido vinculativo dado que participaram menos de 50 por cento dos eleitores.

A abstenção atingiu o valor recorde de 68,11 por cento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®