domingo, 2 de Novembro de 2025  15:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-02-2007

Abalo foi sentido de Norte a Sul sem provocar danos


Aveiro - Sismo de grau 5,8 sentido em Aveiro

Esta manhã, por volta das 10h30, o País foi surpreendido com um um sismo de grau 5,8 na escala aberta de Richter a 160 quilómetros do cabo de S. Vicente, noticia o jornal online da Universidade de Aveiro.

O abalo foi sentido em vários pontos da área metropolitana de Lisboa, em alguns distritos do sul do país, Madrid, Sevilha e em Aveiro.

Segundo o Prof. Senos Matias, do Departamento de Geociências, tratou-se de um sismo ocorrido na «zona de geração dos principais sismos em Portugal.

O seu epicentro localizou-se numa região onde normalmente se originam os mais importantes sismos que afectam Portugal».

De acordo com a informação disponível até ao momento no site do Instituto de Meteorologia, o sismo, com epicentro 36.09N e 10.26W, foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região do Barlavento Algarvio e não causou estragos nas construções de média qualidade.

Foi ainda sentido no Alentejo e na Região de Lisboa com a intensidade IV.

O abalo foi sentido especialmente na zona metropolitana de Lisboa e nos distritos de Leiria, Santarém, Évora, Beja e Faro, entre outros.

Para além do território português, o sismo foi também sentido com uma magnitude de 4 na escala aberta de Richter na Andaluzia, Espanha, chegando mesmo a sentir-se em edifícios mais elevados de Madrid. Fontes do Instituto Geográfico Nacional (IGN) em Madrid referiram não se registava um abalo tão forte na Andaluzia há mais de 10 anos.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ainda não conhece os eventuais danos causados pelo sismo mas até ao momento ainda não há qualquer registo de vítimas ou danos materiais.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (http://www.meteo.pt ) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (http://www.snbpc.pt ).

Imagem: http://uaonline.ua.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®