domingo, 2 de Novembro de 2025  15:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-02-2007

Mealhada sem artistas brasileiros


Carnaval - Milhares de foliões preparam desfiles

Milhares de foliões vão sair à rua até terça-feira nos desfiles de Carnaval que estão a ser preparados em todo o país, na esperança de que a chuva não estrague a festa do Entrudo português.

Em Torres Vedras o Carnaval mantém-se fiel à tradição do Entrudo português, reclamando-se "o mais português de Portugal", aberto à espontaneidade e à crítica e sátira social.

Tem como principais "imagens de marca" os trajes das matrafonas (homens vestidos de mulheres) e os carros alegóricos onde "desfilam" bonecos de muitas figuras conhecidas, com destaque para os políticos locais e nacionais e os reis (dois homens da terra).

Também Ovar faz questão de continuar a assumir o título do Carnaval mais português de Portugal, pelo que as "Altezas Reais" são igualmente este ano prata da casa e repetentes: D. Manuel XV "O Inesperado" e Dona Cartolina "A Escritora".

Manuel "Russo" vai assim cumprir "o mais extenso reinado da história do Carnaval de Ovar", ocupando o trono pela 15ª vez, acompanhado por Sara Ferreira, sua filha, pela terceira vez reinante.

O desfile do Carnaval de Ovar, no domingo, vai envolver cerca de dois mil participantes, sete dezenas de carros alegóricos, 20 grupos e quatro escolas de samba.

O vizinho concelho de Estarreja aposta forte este ano, tendo como figuras de cartaz a actriz Luciana Abreu (Floribela), Fernando Rocha e a mulher-palhaço "Picolé", do programa Praça da Alegria, da RTP1.

O desfile, em que participam mais de mil figurantes, distribuídos por 11 grupos e quatro escolas de samba, sai no domingo com o humorista Fernando Rocha como Rei do Carnaval e repete-se terça- feira, desta feita já com "Floribella" como rainha.

Maiores contenções orçamentais sentem-se na Mealhada, onde o Carnaval tem desde há vários anos um cariz luso-brasileiro, fazendo do samba o principal atractivo.

Contrariando a prática das últimas edições, este ano o Rei não é qualquer artista de uma telenovela brasileira, mas um actor português com créditos firmados no Brasil: Ricardo Pereira.

O corso carnavalesco vai ser composto por 30 carros alegóricos, dois mil figurantes, seis escolas de samba, um grupo de percussão e um de crítica social.

Na região Centro a tradição carnavalesca do "Enterro do Entrudo" vai sair pela primeira vez à rua na Guarda na próxima segunda- feira, num espectáculo que envolve cerca de 300 figurantes.

O espectáculo de rua começa pelas 21:30, no Largo do Município, e termina no Largo da Sé Catedral, onde o Entrudo - um boneco com cinco metros de altura - será queimado.

No distrito de Viseu, o Carnaval de Cabanas de Viriato (concelho de Carregal do Sal) apresenta mais uma vez a peculiar "dança dos cus", prometendo juntar milhares de pessoas que, alinhadas em duas filas e ao som de uma valsa, "batem" com os seus traseiros nos dos vizinhos.

Na segunda-feira, as coloridas "lagartas" de gente percorrem a parte Norte de Cabanas de Viriato e, na terça-feira, a parte Sul, mantendo assim viva uma tradição que se arrasta desde 1865.

Mais a Norte, na pequena aldeia de Lazarim (concelho de Lamego), voltam às ruas os caretos, com trajes tradicionais e máscaras feitas em madeira de amieiro.

No concelho de Nelas, a associação do Cimo do Povo dá a conhecer as fantasias dos figurantes e os carros alegóricos que preparou em sigilo, numa comemoração que conta já com 30 anos.

Bem mais antigo é o Carnaval da freguesia de Canas de Senhorim, no mesmo concelho, onde saem às ruas os bairros "rivais" do Paço e do Rossio, cumprindo uma tradição secular.

Para sul, em Sesimbra, o desfile de escolas de samba, a presença de milhares de palhaços e as tradicionais cegadas e são as principais atracções do Carnaval.

Sábado o dia ficará marcado pela saída para as ruas do grupo feminino "Tripa Mijona" e para domingo está previsto o primeiro desfile das escolas de samba, que se repete na terça-feira e conta coma a participação de mais de 1.500 elementos.

Na segunda-feira, como tem sido habitual desde há alguns anos, espera-se uma verdadeira invasão de palhaços - o ano passado foram cerca de 3.000 - para uma concentração que promete animar e dar cor à vila piscatória de Sesimbra.

Já em Sines o Entrudo assinala este ano as Bodas de Ouro e prepara-se para sair à rua com 1.500 figurantes, 21 carros alegóricos e cinco escolas de samba.

Com o maior orçamento de sempre, entre 200 a 300 mil euros, segundo a comissão organizadora, o Carnaval de Sines espera receber entre domingo e terça-feira a visita de 40 mil pessoas.

Na terra de Vasco da Gama, o Entrudo celebra-se à beira-mar, na avenida marginal que adoptou o nome do navegador, e o auge da folia está prometido para a noite de segunda-feira, com um espectáculo de raios laser e efeitos luminosos.

Para comemorar os 50 anos, a organização introduziu algumas novidades, como a eleição dos Pequenos Reis do Carnaval, e convidou cinco "estrelas" para abrilhantar o corso carnavalesco, entre elas a actriz e cantora Luciana Abreu, que também estará no Carnaval de Estarreja.

O 'folião' (a figura de um palhaço a brincar ao Entrudo), com 1,80 metros de altura também vai desfilar nos corsos de domingo, segunda e terça-feira em Sines, devendo integrar o carro que transporta o bolo de aniversário do Carnaval.

Na outra ponta do Alentejo, o Carnaval Internacional de Elvas começa no sábado, com um primeiro desfile em que são esperados 13 grupos espanhóis de Badajoz e Olivença e cerca de 1.500 figurantes.

Hoje e terça-feira os corsos pelo centro histórico da cidade integram apenas os carros alegóricos e grupos de mascarados do concelho de Elvas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®