domingo, 2 de Novembro de 2025  15:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-02-2007

A extracção inertes levou ao desaparecimento de uma duna


Vagos - CCDRC apreendeu máquinas de exploração clandestina de areias a IPSS

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) apreendeu as máquinas que procediam à extracção de areias numa zona da Rede Natura 2000, na Boa Hora, Vagos, alegadamente para custear as obras de um centro social.

A apreensão dos equipamentos foi hoje confirmada à Lusa por fonte da CCDRC.

A extracção de areias, que estava a ser feita numa zona da Rede Natura 2000, foi justificada pelo presidente da Junta de Freguesia, Manuel Bugalho, que preside também à Associação Boa Hora, detentora do empreendimento, como forma de financiar o centro social, por não terem sido concedidos os apoios públicos prometidos.

Em declarações ao jornal local "O Ponto", o presidente da Câmara, Rui Cruz, afirmou na altura compreender que a instituição particular de solidariedade social recorresse à exploração das areias, para resolver os problemas financeiros.

O Centro Social da Boa Hora foi começado a construir há cerca de três anos, em terrenos cedidos pela Câmara de Vagos na zona florestal e desde então tem vindo a ser feita a extracção intensiva de inertes, por uma empresa de Santa Maria da Feira, que entrega à associação uma percentagem do valor das areias.

Atendendo ao fim social da obra, a Câmara de Vagos cedeu o terreno e aprovou a construção, que chegou a ter verbas inscritas em PIDDAC, mas a então ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, inviabilizou a concretização da comparticipação pública.

Esse motivo foi invocado pelo presidente da associação e da Junta, Manuel Bugalho, para iniciar a exploração de areias no local, que tem continuado mesmo já depois da primeira fase do Centro Social ser inaugurada por Fernando Negrão, na altura ministro da tutela.

A extracção intensiva de inertes levou ao desaparecimento de uma duna no local, originando uma enorme cratera.

Testemunhas oculares disseram à Lusa que as máquinas apreendidas "chegaram a trabalhar na água", atingindo o lençol freático, com o auxílio de bombagem e que "saíram dali centenas de camiões carregados, que passavam na povoação de dia e de noite".

Populares que habitam nas imediações relatam também que o "buraco" tem sido preenchido com "entulho de toda a espécie".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®