domingo, 2 de Novembro de 2025  05:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-03-2007

É uma distinção para o Museu de Aveiro participar na exposição


Aveiro - Conjunto escultórico do século XVIII em exposição em Múrcia, Espanha

A "Sagrada Família", conjunto escultórico em barro do séc. XVIII atribuído à Escola de Machado de Castro, do Museu de Aveiro, viajou para Espanha, onde integra a exposição "Salzillo, testigo de un siglo", patente em Múrcia.

Segundo disse hoje à Agência Lusa a directora do Museu de Aveiro, Ana Margarida Ferreira, "trata-se de uma exposição de envergadura com peças de vários países e a escolha da peça de Aveiro é sinal do reconhecimento do seu valor, que é significativo da policromia do século XVIII".

"É uma distinção para o Museu de Aveiro participar na exposição, que foi inaugurada pelo Rei de Espanha", considerou Ana Margarida Ferreira.

O conjunto escultórico ficará emprestado até 31 de Julho à exposição "Salzillo, testigo de un siglo", dedicada à época do escultor Francisco Salzillo (1707 a 1783).

A Sagrada Família do Museu de Aveiro integra a temática "Beleza do Corpo, Deleite da Alma", que analisa a vida do escultor, o seu trabalho e as suas relações com a arte do Séc. XVIII, a "Nova Era de Ouro de Espanha".

Feito em barro policromado, estofado e dourado, o conjunto escultórico atribuído a Machado de Castro está datado do período de 1770 a 1780 e é constituído por três figuras de vulto - Nossa Senhora, S. José e o Menino Jesus.

Segundo o historiógrafo Rangel de Quadros, a peça, proveniente do Convento de S. João Evangelista, das Carmelitas, de Aveiro, representa um dos passos da infância de Jesus, em maquineta de madeira policromada.

A peça foi incorporada no espólio do Museu de Aveiro desde a sua criação (1911), por força do decreto de 1910 que determinou a transferência dos bens da Igreja para o Estado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®