domingo, 2 de Novembro de 2025  05:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-03-2007

Integrado no ciclo Música no Museu


Aveiro - Haydn e Mozart em ciclo de concertos em Aveiro

Eliseu Antunes (violino), François Quénot (Violoncelo) e Mário Trilha (Cravo) interpretam Haydn e Mozart num concerto, no sábado, em Aveiro, integrado no ciclo "Música no Museu", que se prolongará até Junho.

O concerto é dedicado "às duas gigantescas figuras do chamado 'Classicismo Vienense', Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart, centrando-se nos Trios para instrumento de tecla e cordas".

"Os dois Trios de Haydn - assinala Mário Trilha em nota sobre o concerto - datam do início da década de 1760 e são ainda claramente para o Cravo, tendo no entanto o violino um protagonismo de igual importância ao do instrumento de tecla".

Já o papel do violoncelo, diz ainda o cravista, é "algo secundário", porquanto, "embora contribua com a beleza do seu timbre, não tem uma linha independente, sendo um dobramento 'ipsis literis' da linha de mão esquerda do cravo".

De acordo com o mesmo músico, o Trio de Mozart data de 1788, e nele "a igualdade da importância dos instrumentos é magistralmente conseguida".

Mário Marques Trilha concluiu em 1999 o Mestrado em performance de Cravo, orientado por Christine Daxelhofer, na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha).

Em 2003 finalizou os seus estudos de cravo e baixo contínuo, sob orientação de J¸rg-Andreas B¸tticher, e clavicórdio com Jean-Claude Zehnder na Schola Cantorum Basiliensis, Escola Superior de Música Antiga de Basileia, Suíça.

Tem realizado vários recitais a solo e com diversas orquestras e ensembles no Brasil, Portugal, Alemanha, França e Suíça.

Actualmente realiza um Doutoramento em Música na Universidade de Aveiro, sendo bolseiro da Fundação Ciência e Tecnologia.

No violino vai estar Eliseu Antunes, natural do Porto, onde completou a licenciatura de Violino com a classificação de 20 valores, sob orientação do Professor Radu Ungureanu.

No seu percurso musical obteve vários prémios a nível nacional e internacional e foi membro da Gustav Mahler Jugend Orchester (GMJO), dirigida pelos maestros Pierre Boulez e Christopher Muller.

O francês François Quénot será o executante de Violoncelo, instrumento em que se iniciou aos 16 anos, orientado por Hélène Desoeuvres em Fontainebleau, tendo prosseguido o estudo deste instrumento com Hélène Silici em Paris.

Durante os seus estudos trabalhou sobre a orientação do maestro Martin Gester e da violonista barroca Stéphanie Pfister, dedicando-se à performance da música antiga em formação camerística.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®