domingo, 2 de Novembro de 2025  10:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-03-2007

A adesão de Anadia foi aprovada já pelas respectivas Câmara


Aveiro - Área Metropolitana adapta-se a futura lei associativa

Os onze municípios da Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) aprovaram na sexta-feira a recomposição geográfica da associação, com a adesão de Anadia e a saída de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

A alteração visa fazer coincidir aquela associação de municípios com a área da NUT III do Baixo Vouga, antecipando a nova lei do associativismo municipal, que o Governo tem em preparação.

A adesão de Anadia foi aprovada já pelas respectivas Câmara e Assembleia municipais, a 06 de Março, enquanto a saída de Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis terão de aguardar pela nova lei, já que a actual estabelece um período mínimo de cinco anos, que ainda não decorreu.

Os municípios da GAMA decidiram também hoje, em Sever do Vouga, marcar eleições para a junta metropolitana, que terão lugar a 20 de Abril, e, segundo o seu presidente, Ribau Esteves, já há acordo do PSD, PS e CDS-PP para a apresentação de uma lista conjunta.

Em causa vão estar a presidência e as duas vice-presidências da associação intermunicipal, em cujo conselho executivo têm assento todos os municípios associados.

Na reunião de Sever do Vouga ficou ainda marcada uma assembleia geral a 04 de Maio, para aprovação das contas do exercício e do plano de actividades e orçamento para 2007.

No encontro ficou ainda decidido solicitar uma reunião ao presidente da empresa Águas de Portugal, para analisar novas soluções integradas de gestão dos sistemas de água e saneamento, em alta e baixa.

Segundo Ribau Esteves, essa gestão integrada poderá passar por um acordo com a Águas de Portugal, ou pela abertura de concurso público.

O objectivo é entregar a uma só entidade a exploração das redes de água e saneamento dos concelhos abrangidos e das redes de distribuição em alta que os servem, pelos ganhos técnicos e financeiros que essa solução permite.

"Pelos estudos que temos em cima da mesa e pela leitura da gestão dos fundos do QREN esse é o caminho que temos de seguir", justificou o presidente da GAMA.

Os municípios abrangidos têm vindo a proceder a uma harmonização das tarifas de água e saneamento, por decisão tomada em 2006.

Em relação aos fundos comunitários, a GAMA pretende assegurar a continuidade do programa Aveiro Digital, como área a contratualizar com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

"Foi uma aposta que valeu a pena, tendo dado origem a seis dezenas de projectos, envolvendo mais de 300 entidades, e que permitiu certificar 25 mil pessoas em competências básicas nas tecnologias da informação e comunicação", salientou Ribau Esteves, dando conta do interesse em viabilizar a continuidade dos espaços Internet nos municípios e freguesias.

A GAMA decidiu ainda solicitar ao ministro das Finanças que clarifique a lei relativamente ao apoio social aos funcionários municipais através de sistemas complementares, reconhecendo que "o seu quadro salarial é excessivamente baixo quando comparado com os da administração central".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®