domingo, 2 de Novembro de 2025  05:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-03-2007

Antigo Convento das Carmelitas deverá receber o tribunal


Aveiro - Governo quer instalar Tribunal Administrativo e Fiscal até final do ano

O secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, disse hoje que é intenção do Governo instalar o novo Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro "até ao final do ano".

Conde Rodrigues deslocou-se hoje a Aveiro para tratar da criação do novo Tribunal Administrativo e Fiscal local, quinta-feira aprovada em Conselho de Ministros.

A reunião com várias entidades locais em Aveiro é, segundo o secretário de Estado, "um sinal de eficácia na concretização da medida, que vai permitir melhorar a resposta tributária onde a pendência é elevada, a bem do Estado e dos contribuintes".

Além daquele membro do Governo, participam no encontro o governador civil, Filipe Neto Brandão, o presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, e o vogal do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça - responsável pelas obras -, João Martinho.

À margem da reunião, Conde Rodrigues disse à Agência Lusa que o antigo Convento das Carmelitas, cedido para o efeito pela Câmara de Aveiro, "tem instalações mais vastas do que as necessidades específicas do Tribunal Administrativo e Fiscal", pelo que o edifício deverá receber também outros serviços do Ministério da Justiça.

O antigo convento, que durante anos serviu de sede do Comando da PSP, poderá vir também a albergar "serviços do Ministério Público em Aveiro, cuja relocalização será útil e, porventura, um Julgado de Paz".

"Aveiro ficou a beneficiar de uma estrutura mais alargada, com as alterações aprovadas em Conselho de Ministros, que são uma mini- reforma da Justiça administrativa e tributária para recuperar processos", considerou Conde Rodrigues.

O secretário de Estado explicou assim a evolução da criação em Aveiro de um juízo do tribunal de Viseu, que havia anunciado em anterior deslocação a Aveiro, para a criação do novo Tribunal Administrativo e Fiscal.

"Fomos mais longe porque entendemos que não fará sentido ter apenas um juízo fiscal. É uma resposta política importante que corresponde ao empenho do governador civil e dos autarcas do distrito, porque as populações tinham de se deslocar a Viseu", disse.

Para o governador civil, Filipe Neto Brandão, a criação do novo Tribunal Administrativo e Fiscal em Aveiro vem reajustar o número de processos que entravam no Tribunal de Viseu, melhorando a capacidade de resposta dos dois Tribunais.

"Com a criação deste novo tribunal, que, a par da restauração da jurisdição tributária em Aveiro, irá comportar também a jurisdição administrativa, o Governo Civil de Aveiro vê cumprido um dos propósitos que, logo após o início de funções, deu a conhecer à equipa ministerial da Justiça e que teve a oportunidade de, por várias vezes, reiterar, nomeadamente na sequência da competente deliberação do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais", comentou Filipe Neto Brandão.

O governador civil realçou ainda "a permanente disponibilidade e atenção que o ministro da Justiça e o secretário de Estado adjunto da Justiça sempre quiseram dispensar a esta justa pretensão das gentes do distrito de Aveiro e que agora se vê finalmente concretizada".

O novo Tribunal, com sede na cidade de Aveiro, abrangerá, na sua área de jurisdição, os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Arouca, Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®